Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | SOUZA, Solange de Cássia Inforzato de | |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, João dos Reis | |
dc.date.accessioned | 2008-05-15T16:24:31Z | |
dc.date.available | 2008-05-15T16:24:31Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Solange de Cássia Inforzato de. A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná. 2002. 168f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a) João dos Reis Silva Júnior. | en |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/381 | |
dc.description | Biblioteca PUC/SP | en |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o Plano Estadual de Qualificação - PEQ -, mecanismo de implementação do Plano Nacional de Qualificação Profissional - PLANFOR - no Paraná, suas formulações oficiais e suas bases organizativas concretas, a partir da segunda metade da década de 90, procurando compreendê-lo como uma nova forma de regulação social. As informações foram obtidas dos documentos da Secretaria de Estado do Emprego e Relações de Trabalho/PR e do Ministério do Trabalho e Emprego. Realizaram-se entrevistas no âmbito da SERT, estadual e regional norte/Londrina, sendo ouvidos também os coordenadores de formação profissional das entidades executoras na região e outros atores envolvidos no processo de qualificação do PEQ. Os resultados da pesquisa apontam a essência quantitativa e de otimização dos recursos do PEQ/Pr, preponderando critérios numéricos e políticos nas decisões de alocação dos mesmos, tornando secundários os conteúdos dos cursos de qualificação. Na execução das ações do PEQ/Pr, houve a manutenção das instituições tradicionais de educação profissional e o incremento das entidades públicas estatais, além da participação das organizações dos trabalhadores. Esta última dependeu, no período estudado, da concorrência entre as centrais sindicais e da posição ocupada por seus chefes regionais nas instâncias organizadoras do PEQ. Os atores envolvidos admitem o encerramento das conquistas salariais e apontam a qualificação profissional para competir por eventuais postos de trabalho, ressaltam a educação e a qualificação compensatórias e as relacionam aos treinamentos, para tarefas específicas exigidas pelo mercado. | en |
dc.format.extent | 3322783 bytes | |
dc.format.extent | 3798094 bytes | |
dc.format.extent | 2593086 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | en |
dc.subject | PLANFOR | en |
dc.title | A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná | en |
dc.type | Thesis | en |