DSpace/Manakin Repository

A participação da sociedade civil no Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - Planfor: na Prática, o discurso é outro - a experiência em Mato Grosso do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.author COSTA, Ângela Maria
dc.contributor.author SAUL, Ana Maria Aparecida Avella
dc.date.accessioned 2008-05-15T14:03:40Z
dc.date.available 2008-05-15T14:03:40Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation COSTA, Ângela Maria. A participação da sociedade civil no Plano Nacional De Qualificação do Trabalhador - Planfor: na Prática, o discurso é outro - a experiência em Mato Grosso do Sul. 2002. 222f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Ana Maria Aparecida Avella Saul. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/375
dc.description Biblioteca Central Nadir Kfouri en
dc.description.abstract Este trabalho analisou a teoria e a pratica na participação da sociedade civil, representada pelas comissões estadual e municipais de emprego, no plano nacional de qualificação do trabalhador - Planfor, em Mato Grosso do Sul, no período de 1998-1999, no intuito de verificar "se" e "como" as diretrizes do Planfor, quanto a essas comissões foram concretizadas. Constitui-se em um trabalho analítico-interpretativo. Para desenvolver este estudo optamos pela investigação qualitativa e pelo estudo de caso numa perspectiva histórica. Realizamos analises de bibliografias e de documentos oficiais e institucionais e disponíveis, que tratam da construção, execução e controle de política do Planfor e dos planos estaduais de qualificação profissional em Mato Grosso do Sul e, ainda, os relatos de experiências de atores sociais envolvidos neste processo, em forma de entrevistas não-diretivas e questionários, de modo a registrar essa historia recém-iniciada em nosso estado: a pratica da participação social na política pública e social de qualificação profissional do trabalhador. A pesquisa permitiu concluir que a participação da sociedade civil nessa política não aconteceu: na prática, o discurso é outro. O planfor caracteriza-se por uma política compensatória, resultando, na pratica, a distribuição de verbas para desenvolvimentos de planos estaduais de qualificação profissional, mas nunca na divisão de poder. A conclusão aponta para a necessidade de avançar no rumo da necessária participação social, investindo no paradigma da educação para a participação em que a pedagogia de Paulo Freire oferece contribuições inestimáveis. en
dc.format.extent 1761396 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject PLANFOR en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE
dc.title A participação da sociedade civil no Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - Planfor: na Prática, o discurso é outro - a experiência em Mato Grosso do Sul en
dc.type Thesis en


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto