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dc.contributor.author | SILVA, Ana Rita Santiago da | |
dc.contributor.author | LUZ, Narcimária Correia do Patrocínio | |
dc.date.accessioned | 2008-05-12T18:22:47Z | |
dc.date.available | 2008-05-12T18:22:47Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Rita Santiago da. Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: uma alternativa possível?. 2005. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. 2005. Salvador. Orientador(a): Narcimária Correia do Patrocínio Luz | en |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/359 | |
dc.description | Biblioteca Central da UFPB/Biblioteca do Centro de Educação | en |
dc.description.abstract | O Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: Uma Alternativa Possível? tivera apenas a perspectiva de compreender as ações pedagógicas no que se refere a sua contribuição com a construção da identidade e o fortalecimento da auto-estima das mulheres negras. O pensar sobre o fazer da instituição provocou uma abrangência surpreendente do estudo, permitiu traçar caminhos e repensar abordagens para além do projeto inicial. O que pareceu, em princípio, apenas o objeto tornou-se um elemento propulsor da pesquisa. Isso não causou estranhamento, haja vista que, por ser uma pesquisa de abordagem etnográfica, o projeto, por si só, não é garantia suficiente do rumo e da totalidade da pesquisa. Nesse sentido, é que emergiram inquietações e se agregaram pertinentes questionamentos, tais como: Afinal, que experiências e concepções de identidade e de auto-estima circundam o projeto pedagógico do Quilombo Asantewaa? Que referências identitárias norteiam as suas ações? Que modelo educacional orienta o cotidiano da instituição? Que elaborações são feitas pelos sujeitos da pesquisa sobre sua identidade, gênero e auto-estima? Como a minha vivência religiosa e de engajamento em movimentos sociais se inserem e aparecem na pesquisa? Os dados resultam, por um lado, da constatação de que as instituições de ensino têm sido um espaço reprodutor dos papéis e estereótipos sociais e reforçador das estruturas racistas, preconceituosas e discriminatórias que permeiam os diversos segmentos sociais. Por outro, por constatar que há um considerável contingente da população negra, de modo organizado e coletivo, ou por iniciativas individualizadas, que, historicamente, vem rompendo com os preconceitos e com as estruturas racistas que norteiam as relações raciais no Brasil. Na educação vários pesquisadores já indicam o impacto positivo disso, ou seja, a importância dos Quilombos Educacionais e das Políticas de Ações Afirmativas em favor do acesso, da inclusão e da permanência da população negra na esfera educacional. Sinalizam inclusive a relevância dessas organizações na elaboração e na implantação de políticas públicas que contemplem os negros brasileiros. | en |
dc.format.extent | 971118 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade | en |
dc.subject | AUTOESTIMA | en |
dc.subject | IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL | en |
dc.subject | MULHERES | en |
dc.subject | AÇÃO AFIRMATIVA | en |
dc.subject | AFRO-DESENDENTES | pt_BR |
dc.title | Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: uma alternativa possível? | en |
dc.type | Thesis | en |