DSpace Repository

Tô no Rumo: Cultura - subsídios para educadoras e educadores

Show simple item record

dc.contributor.author DI PIERRO, Gabriel
dc.contributor.author DE ALMEIDA, Renato Souza
dc.contributor.author CÂNDIDA, Vanessa
dc.contributor.author OLIVEIRA, Vandei
dc.date.accessioned 2024-08-12T16:15:08Z
dc.date.available 2024-08-12T16:15:08Z
dc.date.issued 2020-11-08
dc.identifier.uri http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3170
dc.description Com quem as estudantes e os estudantes do ensino médio conversam a respeito do seu futuro? Com quem podem falar das experiências que estão vivendo no tempo presente, conforme vão fazendo a transição para a vida adulta, cheia de percalços, descontinuidades, dúvidas, expectativas e inseguranças? Qual seria então o papel da escola de ensino médio para apoiar jovens estudantes nesse processo, que envolve o acesso a informações e reflexões tão importantes para as suas trajetórias? O projeto Tô no Rumo é resultado de dez anos de trabalho coletivo, que envolveu profissionais da Ação Educativa, professoras, professores e estudantes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo. Trata-se de uma metodologia que propõe ciclos de atividades a serem desenvolvidos dentro de sala de aula ou em espaços educativos informais com o objetivo de trocar informações e reflexões sobre os temas da escolha, da formação e da inserção profissional de jovens. O Tô no Rumo é sobre fortalecer seus sonhos e desejos, sobre conhecer os desafios deste mundo – como sabemos, cheio de desigualdades e injustiças –, mas que também tem espaço para crescer e debater sobre a vida individual e coletiva, uma forma de lutar por uma sociedade melhor que reconheça e respeite os direitos da juventude brasileira. Com respeito e disposição para conversar e pesquisar sobre aquilo que os move, jovens podem descobrir caminhos que antes não enxergavam. Neste caderno, educadoras e educadores podem encontrar referências para desenvolver um trabalho que considere a possibilidade de se inserir profissionalmente na área cultural. Sabemos que se trata de um campo de trabalho em que jovens geralmente veem mais sentido e realização pessoal, ao mesmo tempo que traz desafios específicos. A atuação na área de cultura passa, muitas vezes, por atividades menos reconhecidas socialmente e também implica conversar sobre o seu papel em nossas vidas e na construção de identidades, sejam pessoais ou coletivas. A atuação nessa área passa ainda pelas formas de gerar renda com base nas diferentes atividades culturais e em suas variadas linguagens (teatro, música, dança, artes plásticas, artes visuais, entre outras). A economia da cultura, os editais públicos, os equipamentos culturais públicos e privados compõem esse setor de grande relevância econômica, ainda que viver de cultura seja, por si só, uma arte. Aqui são apresentados alguns textos que subsidiam esse trabalho pedagógico, expondo conceitos e questões que são fundamentais no diálogo com a juventude. Este caderno também traz propostas de atividades que podem ser desenvolvidas em diferentes espaços educativos, mas, sobretudo, em sala de aula. Ao final, há indicações de materiais que podem embasar as práticas educativas. Esperamos que o caderno Tô no Rumo: Cultura possa animar boas conversas. Boa leitura! pt_BR
dc.description.abstract Encontre referências para desenvolver um trabalho que considere a possibilidade de se inserir jovens profissionalmente na área cultural pt_BR
dc.description.sponsorship Terre des Hommes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject CULTURA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO pt_BR
dc.subject MERCADO DE TRABALHO pt_BR
dc.subject TRABALHO pt_BR
dc.subject ESCOLHA PROFISSIONAL pt_BR
dc.subject INSERÇÃO PROFISSIONAL pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.subject EXPRESSÃO CULTURAL pt_BR
dc.title Tô no Rumo: Cultura - subsídios para educadoras e educadores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account