dc.contributor.author |
CATELLI JR, Roberto |
|
dc.contributor.author |
LIMA, Ana Lúcia D'Império |
|
dc.contributor.author |
RIBEIRO, Vera Masagão |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-06T04:18:43Z |
|
dc.date.available |
2024-05-06T04:18:43Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3165 |
|
dc.description |
A partir das reflexões de todos/as os/as especialistas envolvidos/as, avançou-se não somente na análise de dados disponíveis, mas também na reflexão sobre as potencialidades e os limites da própria metodologia adotada pelo Inaf. Na perspectiva de aperfeiçoá-la, as equipes de Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro contaram com apoio de especialistas e com estudos de maior fôlego para abordar questões centrais trazidas pelas análises de 10 anos e pelo acúmulo de experiência das instituições envolvidas nesse período, sobretudo na exploração das intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho e de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) – este na perspectiva dos multiletramentos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo especial é fruto de mais de três anos de trabalho das equipes de profissionais da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro. Foram análises e reflexões sobre a metodologia e os resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), como forma de celebrar o primeiro decênio dessa iniciativa em 2011, quando do lançamento do último relatório do Inaf Brasil. Entre 2012 e 2015, um conjunto de especialistas das mais variadas áreas do conhecimento produziu uma série de análises a partir dos bancos de microdados consolidado de dez anos de pesquisa no intuito de elaborar o Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do Inaf, publicado em 2015 pela Editora Autêntica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Instituto Paulo Montenegro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação |
pt_BR |
dc.subject |
ALFABETISMO FUNCIONAL |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
pt_BR |
dc.subject |
ESCRITA |
pt_BR |
dc.subject |
LEITURA |
pt_BR |
dc.subject |
LETRAMENTO |
pt_BR |
dc.subject |
ALFABETISMO |
pt_BR |
dc.subject |
ANALFABETOS |
pt_BR |
dc.subject |
ALFABETISMO MATEMÁTICO |
pt_BR |
dc.subject |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject |
PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
pt_BR |
dc.subject |
MERCADO DE TRABALHO |
pt_BR |
dc.subject |
TRABALHO |
pt_BR |
dc.title |
Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |