DSpace/Manakin Repository

Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho

Mostrar registro simples

dc.contributor.author CATELLI JR, Roberto
dc.contributor.author LIMA, Ana Lúcia D'Império
dc.contributor.author RIBEIRO, Vera Masagão
dc.date.accessioned 2024-05-06T04:18:43Z
dc.date.available 2024-05-06T04:18:43Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3165
dc.description A partir das reflexões de todos/as os/as especialistas envolvidos/as, avançou-se não somente na análise de dados disponíveis, mas também na reflexão sobre as potencialidades e os limites da própria metodologia adotada pelo Inaf. Na perspectiva de aperfeiçoá-la, as equipes de Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro contaram com apoio de especialistas e com estudos de maior fôlego para abordar questões centrais trazidas pelas análises de 10 anos e pelo acúmulo de experiência das instituições envolvidas nesse período, sobretudo na exploração das intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho e de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) – este na perspectiva dos multiletramentos. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo especial é fruto de mais de três anos de trabalho das equipes de profissionais da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro. Foram análises e reflexões sobre a metodologia e os resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), como forma de celebrar o primeiro decênio dessa iniciativa em 2011, quando do lançamento do último relatório do Inaf Brasil. Entre 2012 e 2015, um conjunto de especialistas das mais variadas áreas do conhecimento produziu uma série de análises a partir dos bancos de microdados consolidado de dez anos de pesquisa no intuito de elaborar o Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do Inaf, publicado em 2015 pela Editora Autêntica. pt_BR
dc.description.sponsorship Instituto Paulo Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação pt_BR
dc.subject ALFABETISMO FUNCIONAL pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pt_BR
dc.subject ESCRITA pt_BR
dc.subject LEITURA pt_BR
dc.subject LETRAMENTO pt_BR
dc.subject ALFABETISMO pt_BR
dc.subject ANALFABETOS pt_BR
dc.subject ALFABETISMO MATEMÁTICO pt_BR
dc.subject MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO pt_BR
dc.subject MERCADO DE TRABALHO pt_BR
dc.subject TRABALHO pt_BR
dc.title Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta