Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | CATELLI JR, Roberto | |
dc.contributor.author | LIMA, Ana Lúcia D'Império | |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Vera Masagão | |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T04:18:43Z | |
dc.date.available | 2024-05-06T04:18:43Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3165 | |
dc.description | A partir das reflexões de todos/as os/as especialistas envolvidos/as, avançou-se não somente na análise de dados disponíveis, mas também na reflexão sobre as potencialidades e os limites da própria metodologia adotada pelo Inaf. Na perspectiva de aperfeiçoá-la, as equipes de Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro contaram com apoio de especialistas e com estudos de maior fôlego para abordar questões centrais trazidas pelas análises de 10 anos e pelo acúmulo de experiência das instituições envolvidas nesse período, sobretudo na exploração das intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho e de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) – este na perspectiva dos multiletramentos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo especial é fruto de mais de três anos de trabalho das equipes de profissionais da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro. Foram análises e reflexões sobre a metodologia e os resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), como forma de celebrar o primeiro decênio dessa iniciativa em 2011, quando do lançamento do último relatório do Inaf Brasil. Entre 2012 e 2015, um conjunto de especialistas das mais variadas áreas do conhecimento produziu uma série de análises a partir dos bancos de microdados consolidado de dez anos de pesquisa no intuito de elaborar o Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do Inaf, publicado em 2015 pela Editora Autêntica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Instituto Paulo Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação | pt_BR |
dc.subject | ALFABETISMO FUNCIONAL | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
dc.subject | ESCRITA | pt_BR |
dc.subject | LEITURA | pt_BR |
dc.subject | LETRAMENTO | pt_BR |
dc.subject | ALFABETISMO | pt_BR |
dc.subject | ANALFABETOS | pt_BR |
dc.subject | ALFABETISMO MATEMÁTICO | pt_BR |
dc.subject | MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.subject | PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject | MERCADO DE TRABALHO | pt_BR |
dc.subject | TRABALHO | pt_BR |
dc.title | Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |