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Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativa

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dc.contributor.author MANHAS, Cleomar Souza
dc.contributor.author MATOS, Braulio Tarcisio Porto de
dc.date.accessioned 2008-04-04T14:47:07Z
dc.date.available 2008-04-04T14:47:07Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation MANHAS, Cleomar Souza. Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativa. 2002. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Distrito Federal. Orientador(a): Braulio Tarcisio Porto de Matos en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/310
dc.description Biblioteca Central UnB en
dc.description.abstract Nos últimos anos temos vivenciado mudanças nas políticas públicas brasileiras causadas por uma maior participação da sociedade civil na formulação e, especialmente, no controle social da sua execução, a partir da multiplicação dos conselhos. porém, ao mesmo tempo que presenciamos esta mudança qualitativa, percebemos que algumas questões que nos acompanham há séculos, como a necessidade de melhora da qualidade de ensino, dificultam a participação de forma universalizada. a democracia participativa vem sendo discutida, mais aprofundadamente, na última década, com a necessidade de ampliação do debate em torno do desenvolvimento local, ferramenta vista como necessária para não perdermos a identidade frente ao processo de globalização. Diante desse novo debate e suas dificuldades, os programas que prevêem maior participação das comunidades necessitam oferecer processos de capacitação de agentes multiplicadores e do próprio público alvo. o programa comunidade ativa, objeto dessa dissertação, promove a capacitação de lideranças para a formação de um conselho, intitulado fórum de desenvolvimento local, visando alavancar o desenvolvimento social local. A capacitação foi avaliada e analisada como processo de educação informal. A hipótese discutida é a possibilidade de processos educacionais, como o analisado, induzirem o desenvolvimento socioeconômico, garantindo melhora no amadurecimento da sociedade e da democracia. en
dc.format.extent 9125410 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO NÃO FORMAL en
dc.subject PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA en
dc.subject EDUCAÇÃO NÃO FORMAL pt_BR
dc.title Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativa en
dc.type Thesis en


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