Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | MANHAS, Cleomar Souza | |
dc.contributor.author | MATOS, Braulio Tarcisio Porto de | |
dc.date.accessioned | 2008-04-04T14:47:07Z | |
dc.date.available | 2008-04-04T14:47:07Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.identifier.citation | MANHAS, Cleomar Souza. Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativa. 2002. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Distrito Federal. Orientador(a): Braulio Tarcisio Porto de Matos | en |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/310 | |
dc.description | Biblioteca Central UnB | en |
dc.description.abstract | Nos últimos anos temos vivenciado mudanças nas políticas públicas brasileiras causadas por uma maior participação da sociedade civil na formulação e, especialmente, no controle social da sua execução, a partir da multiplicação dos conselhos. porém, ao mesmo tempo que presenciamos esta mudança qualitativa, percebemos que algumas questões que nos acompanham há séculos, como a necessidade de melhora da qualidade de ensino, dificultam a participação de forma universalizada. a democracia participativa vem sendo discutida, mais aprofundadamente, na última década, com a necessidade de ampliação do debate em torno do desenvolvimento local, ferramenta vista como necessária para não perdermos a identidade frente ao processo de globalização. Diante desse novo debate e suas dificuldades, os programas que prevêem maior participação das comunidades necessitam oferecer processos de capacitação de agentes multiplicadores e do próprio público alvo. o programa comunidade ativa, objeto dessa dissertação, promove a capacitação de lideranças para a formação de um conselho, intitulado fórum de desenvolvimento local, visando alavancar o desenvolvimento social local. A capacitação foi avaliada e analisada como processo de educação informal. A hipótese discutida é a possibilidade de processos educacionais, como o analisado, induzirem o desenvolvimento socioeconômico, garantindo melhora no amadurecimento da sociedade e da democracia. | en |
dc.format.extent | 9125410 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | en |
dc.subject | PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | pt_BR |
dc.title | Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativa | en |
dc.type | Thesis | en |