DSpace Repository

Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo

Show simple item record

dc.contributor.author GARCIA, Maysa Dias
dc.contributor.author BEISIEGEL, Celso de Rui
dc.date.accessioned 2008-04-02T16:56:55Z
dc.date.available 2008-04-02T16:56:55Z
dc.date.issued 2001
dc.identifier.citation GARCIA, Maysa Dias. Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo. 2001. 243f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. São Paulo. Orientador(a): Celso de Rui Beisiegel en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/299
dc.description Biblioteca da Faculdade da Educação - USP en
dc.description.abstract A pesquisa resgata historicamente a ação educativa desenvolvida por um grupo de assessores através de uma entidade, o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, que presta assessoria aos movimentos populares em Curitiba e no Paraná. Destaca como estudo de caso a experiência do curso de capacitação para lideranças do movimento popular, realizado em 1988. Analisa os principais aspectos que influenciaram a atuação destes assessores e a construção de sua concepção de educação popular. Enfoca também a importância deste trabalho em relação ao processo de organização e de representação popular. Foi privilegiado como procedimento metodológico o levantamento e a análise documental e a realização de entrevistas. O trabalho utiliza como referência teórica o pensamento de Paulo Freire; o debate realizado por Carlos Rodrigues Brandão em torno das propostas de Educação Popular; o conceito de intelectual orgânico de Antonio Gramsci; a análise desenvolvida por Luiz Alberto Gómez de Souza e Michael Löwy a respeito da ação católica no Brasil, em especial a juventude universitária católica; a atuação das comunidades eclesiais de base enfocada por Carmem Cinira Macedo, João Carlos Petrini, Clodovis Boff, entre outros. A pesquisa constatou que um conjunto de fatores influenciou a atuação dos assessores do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo e que esta imprimiu características específicas ao processo de criação e de organização de diversos movimentos populares, favorecendo a constituição de novos sujeitos sociais. en
dc.format.extent 2458694 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject AÇÃO COMUNITÁRIA en
dc.subject LIDERANÇA COMUNITÁRIA en
dc.subject MOVIMENTOS POPULARES en
dc.subject CAPACITAÇÃO en
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR en
dc.subject ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS en
dc.title Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo en
dc.type Thesis en


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context