Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | GARCIA, Maysa Dias | |
dc.contributor.author | BEISIEGEL, Celso de Rui | |
dc.date.accessioned | 2008-04-02T16:56:55Z | |
dc.date.available | 2008-04-02T16:56:55Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Maysa Dias. Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo. 2001. 243f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. São Paulo. Orientador(a): Celso de Rui Beisiegel | en |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/299 | |
dc.description | Biblioteca da Faculdade da Educação - USP | en |
dc.description.abstract | A pesquisa resgata historicamente a ação educativa desenvolvida por um grupo de assessores através de uma entidade, o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, que presta assessoria aos movimentos populares em Curitiba e no Paraná. Destaca como estudo de caso a experiência do curso de capacitação para lideranças do movimento popular, realizado em 1988. Analisa os principais aspectos que influenciaram a atuação destes assessores e a construção de sua concepção de educação popular. Enfoca também a importância deste trabalho em relação ao processo de organização e de representação popular. Foi privilegiado como procedimento metodológico o levantamento e a análise documental e a realização de entrevistas. O trabalho utiliza como referência teórica o pensamento de Paulo Freire; o debate realizado por Carlos Rodrigues Brandão em torno das propostas de Educação Popular; o conceito de intelectual orgânico de Antonio Gramsci; a análise desenvolvida por Luiz Alberto Gómez de Souza e Michael Löwy a respeito da ação católica no Brasil, em especial a juventude universitária católica; a atuação das comunidades eclesiais de base enfocada por Carmem Cinira Macedo, João Carlos Petrini, Clodovis Boff, entre outros. A pesquisa constatou que um conjunto de fatores influenciou a atuação dos assessores do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo e que esta imprimiu características específicas ao processo de criação e de organização de diversos movimentos populares, favorecendo a constituição de novos sujeitos sociais. | en |
dc.format.extent | 2458694 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | AÇÃO COMUNITÁRIA | en |
dc.subject | LIDERANÇA COMUNITÁRIA | en |
dc.subject | MOVIMENTOS POPULARES | en |
dc.subject | CAPACITAÇÃO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | en |
dc.subject | ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS | en |
dc.title | Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo | en |
dc.type | Thesis | en |