dc.contributor.author |
GARCIA, Maysa Dias |
|
dc.contributor.author |
BEISIEGEL, Celso de Rui |
|
dc.date.accessioned |
2008-04-02T16:56:55Z |
|
dc.date.available |
2008-04-02T16:56:55Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.identifier.citation |
GARCIA, Maysa Dias. Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo. 2001. 243f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. São Paulo. Orientador(a): Celso de Rui Beisiegel |
en |
dc.identifier.other |
ENFA |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/299 |
|
dc.description |
Biblioteca da Faculdade da Educação - USP |
en |
dc.description.abstract |
A pesquisa resgata historicamente a ação educativa desenvolvida por um grupo de assessores através de uma entidade, o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, que presta assessoria aos movimentos populares em Curitiba e no Paraná. Destaca como estudo de caso a experiência do curso de capacitação para lideranças do movimento popular, realizado em 1988. Analisa os principais aspectos que influenciaram a atuação destes assessores e a construção de sua concepção de educação popular. Enfoca também a importância deste trabalho em relação ao processo de organização e de representação popular. Foi privilegiado como procedimento metodológico o levantamento e a análise documental e a realização de entrevistas. O trabalho utiliza como referência teórica o pensamento de Paulo Freire; o debate realizado por Carlos Rodrigues Brandão em torno das propostas de Educação Popular; o conceito de intelectual orgânico de Antonio Gramsci; a análise desenvolvida por Luiz Alberto Gómez de Souza e Michael Löwy a respeito da ação católica no Brasil, em especial a juventude universitária católica; a atuação das comunidades eclesiais de base enfocada por Carmem Cinira Macedo, João Carlos Petrini, Clodovis Boff, entre outros. A pesquisa constatou que um conjunto de fatores influenciou a atuação dos assessores do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo e que esta imprimiu características específicas ao processo de criação e de organização de diversos movimentos populares, favorecendo a constituição de novos sujeitos sociais. |
en |
dc.format.extent |
2458694 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
AÇÃO COMUNITÁRIA |
en |
dc.subject |
LIDERANÇA COMUNITÁRIA |
en |
dc.subject |
MOVIMENTOS POPULARES |
en |
dc.subject |
CAPACITAÇÃO |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO POPULAR |
en |
dc.subject |
ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS |
en |
dc.title |
Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo |
en |
dc.type |
Thesis |
en |