dc.description.abstract |
Este trabalho documenta e analisa as atividades em programas ou grupos "de convivência" de idosos de ambos os sexos e diferentes classes sociais em Salvador, Bahia, com atenção ao que estão sendo as propostas, em que extensão elas estão sendo seguidas e algumas das conseqüências principais desse encontro coletivo de mulheres e homens.
Foram estudados quatro diferentes tipos de grupos ou programas. Três organizados e um informal - um grupo de homens que se encontra regularmente numa praça de bairro. Apenas um grupo, o mais formalmente organizado, reúne idosos de classe média ou alta, os outros congregando idosos das classes populares de Salvador. Esses grupos constituíram o foco tanto de observação participante como de entrevistas longas e individuais, em número próximo de 100, incluindo participantes, professores e coordenadores.
Concluo, neste trabalho, que esses grupos ou programas são inovadores, tanto no propor atividades educativas/culturais para idosos, como, e sobremodo, em lhes oferecer um "espaço" onde a sociabilidade extra-familial está podendo se desenvolver. Tudo isso contribuindo para forjar uma nova identidade coletiva de idosos que, embora ainda incipiente, promete futuras conseqüências de ordem social e política. |
en |