Abstract:
A religião é uma dimensão do ser humano e um setor das culturas dos povos que oferece possibilidades de questionamentos provocadoras. A escolha do tema deste trabalho não parte do velado, do inconsciente, mas da constatação da permanente e essencial presença religiosa na sociedade e nas relações humanas.
Este estudo enfoca especificamente as campanhas da fraternidade, realizadas pela Igreja Católica brasileira, sem porventura desmerecer a importância de todos os demais tipos de campanhas. Selecionamos mais especificamente duas campanhas da fraternidade que tratam da educação, uma vez que o nosso objetivo é analisar como a Igreja enfrenta a questão da educação dos fiéis.
A justificativa do estudo pode ser facilmente compreendida através do ideal da
Igreja Católica de ser formadora de valores e sua visível vontade de estar atenta às mudanças no tempo histórico, principalmente nos tempos atuais, quando se têm várias formas de transmitir a educação.
Através do estudo dos documentos da Igreja, especificamente dos do Concilio Vaticano II, 2a e 3a Conferência Episcopal Latino-americana e dos textos-base das campanhas da fraternidade de 1982 e 1998, pode-se perceber que os conteúdos desses documentos explicitam o projeto e as estratégias que a Igreja Católica estabeleceu para educar os seus fiéis e, conseqüentemente para sua
perpetuação enquanto instituição educadora presente na sociedade. Conforme assinala um estudioso, a educação do homem é parte da missão da Igreja Católica.