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A ação de governos locais na educação de jovens e adultos

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dc.contributor.editor HADDAD, Sérgio pt_Br
dc.date.accessioned 2009-06-08T22:02:28Z
dc.date.available 2009-06-08T22:02:28Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation HADDAD, Sérgio. A ação de governos locais na educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp. 197-211. ISSN 1413-2478. doi: 10.1590/S1413-24782007000200002. en
dc.identifier.issn 1413-2478
dc.identifier.other Pesquisa Juventude Escolarização e Poder Local
dc.identifier.other Pesquisa Juventude Escolarização e Poder Local pt_Br
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2352
dc.identifier.uri http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-24782007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt pt_Br
dc.description PERIODO DA PESQUISA: 2003 a 2007. PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad e Marília Pontes Spósito. DEMAIS PESQUISADORES E AUXILIARES DE PESQUISA. EQUIPE NACIONAL: Maria clara Di Pierro, Maria Carla Corrachando, Aline Cristina de Oliveira Abbonizio, Elisabete Regina Baptista de Oliveira, Mariângela Graciano, Hamilton Peterley de Carvalho Silva, Eduardo Peterle Nascimento, Marcela Scolza Colli, Fernanda Arantes da Silva, Nilson Alves de Souza, Francesca Pozzi, Kelly Victor, Marla Andressa de Oliveira Santos. EQUIPES REGIONAIS: Região Metropolitana de Porto Alegre: Nilton Bueno Fisher, Jaqueline Moll, Denise Vivian, Viviane Paliarini. Região Metropolitana de Florianópolis: Olga Celestina da Silva Durand, Sônia Aparecida Branco Beltrame, Antônio Munarim, Doris Regina Marroni Furini, Donizeti José Lima, Francisco Canella, Cíntia Oligário, Roberta Baretta. Região Metropolitana de São Paulo: Elmir de Almeida, Marilena NAkano, Maria Helena Villar e Villar, Maria Cristina Cavaleiro, Daniela Assensio Galdi, Carolina Marete André, Maurício Osório Gonçales, Nataliana Viana Sales, Rosa Maria Sena, Fabieane Buzzo Carrion, Denise Rodrigues Cambuí. Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Osmar Fávero, Paulo carrano, Eliane Ribeiro Andrade, Sonia Maria De Vargas, jane Paiva, Mônica Peregrino, Denise Terra, Ênio José Serra, Carlos Henrique dos S. Martins, Cecília Vaz Castilho, Graça Helena Silva de Souza, Ana Karina Brenner, Graice R. Bolgar Santos, Aline Cristina de Lima Dantas, Daniele Monteiro, Priscila da Cunha Bastos, Mariana Camacho, Clara Belatto, Luciano Dayrell. Região Metropolitana de Belo Horizonte:Leôncio José Gomes Soares, Maria Amélia G. C. Giovanetti. Região Metropolitana de Vitória: Luiza Mitiko Yshiguro Camacho, Flávio Corsino Lírio. Região Metropolitana de Goiânia: Maria Margarida Machado, Maria Tereza Canezin Guimarães, Edna Mendonza O. de Queiroz, Maria Emília da Silva, Dinorá de Castro Gomes, Maria Dalva Pereira e Andrade, Luciana Campos de Oliveira Dias, Débora Leite Ferreira, Kênia Félix de Lima, Caroline Freitas M. L. Rezenede, Juliana Calaça. Região Metropolitana de Recife: Lívia De Tommasi, Alexandre França, Rosilene Alwin. Região Metropolitana de João Pessoa: Thimothy D. Ireland, Olandil de Lima Moreira, Verônica Pessoa da Silva, Dietma K. Pleiffer, Ivana Maria Medeiros de Limam, Miline Maria Machado. en
dc.description.abstract O artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre a atuação de governos locais na oferta de educação de jovens e adultos (EJA), na qual foi investigada a ação de 66 municípios de seis regiões metropolitanas no campo da EJA, com o objetivo de conhecer o impacto na oferta pública municipal de dois movimentos contraditórios dos últimos 15 anos: por um lado, a conquista formal do direito dessa população à oferta escolar pública estabelecida pela Constituição de 1988, e, por outro, os limites à expansão dessa oferta, condicionada pelas restrições de natureza financeira estabelecidas com a implementação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF). Os resultados indicam que apenas uma parcela pequena da demanda potencial é atendida pelos municípios. O atendimento da EJA acaba realizando-se caso a caso em função da dinâmica entre o compromisso político do poder público, a disponibilidade de recursos financeiros e a pressão social. A pesquisa mostrou ainda que não há um sistema de atendimento que garanta a continuidade de estudos para os jovens e adultos, nem um padrão nacional desse atendimento, apesar da crescente institucionalização da EJA nas redes de ensino nos últimos anos. A crescente institucionalização da EJA nas redes municipais é acompanhada por forte tensão entre uma concepção mais flexível de currículo, que a aproxima da tradição da educação popular, e a tradição escolar dos sistemas regulares de ensino en
dc.description.sponsorship CNPQ Fapesp en
dc.format.extent 170464 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Revista Brasileira de Educação en
dc.rights Revista Brasileira de Educação pt_Br
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS en
dc.subject POLÍTICA EDUCACIONAL en
dc.subject PESQUISA JUVENTUDE ESCOLARIZAÇÃO E PODER LOCAL pt_Br
dc.subject PODER LOCAL pt_Br
dc.subject JOVENS pt_Br
dc.title A ação de governos locais na educação de jovens e adultos en
dc.type Article en


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