dc.description.abstract |
Esta publicação encerra uma primeira etapa de debates, pesquisas e análises realizadas
com o apoio da Fundação Avina, cujo resultado foi traçar um panorama da realidade do ensino médio, com o mapeamento de seus principais desafios. A constatação da necessidade de outras pesquisas e análises, dada a diversidade e a complexidade dos fatores e variáveis contidos na formulação das políticas educacionais dirigidas a jovens e adultos que concluíram o ensino fundamental,
nos estimula a novas etapas de investigação, monitoramento e debates.
Menos que pela permanente tensão sobre o sentido do ensino médio – preparação para o ingresso no ensino superior, para o mercado de trabalho ou para o exercício da cidadania –, o debate atual é impulsionado pela queda nas matrículas; ausência de professores especialistas, sobretudo química, física e biologia; desempenho insatisfatório dos estudantes nos exames, notadamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); além da recente discussão sobre sua obrigatoriedade. Espera-se que esta contribuição possa alimentar e provocar as reflexões dos educadores do ensino médio e de outros que, mesmo não estando envolvidos diretamente com essa etapa do ensino, ainda assim estão preocupados com o presente e o futuro de nossos jovens. |
en |