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Educação e cultura popular: um estado da arte de 1999 a 2006

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dc.contributor.author GARCIA, Pedro Benjamim
dc.contributor.author FARIA, Hamilton
dc.date.accessioned 2009-05-29T20:58:41Z
dc.date.available 2009-05-29T20:58:41Z
dc.date.issued 2009-05-29T20:58:41Z
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2331
dc.description PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009. PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad. DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico). FONTE DE FINANCIAMENTO: CNPq. en
dc.description.abstract Este artigo é parte da pesquisa “Um balanço da produção de conhecimentos sobre educação não escolar de adultos no Brasil” – coordenada por Sergio Haddad –, em que se analisa a produção acadêmica discente a partir das teses e dissertações, na área da Educação, entre os anos de 1999 e 2006. Por que um estado da arte e não, simplesmente, o estado da arte? Porque dos quinze trabalhos (três teses de doutorado e doze dissertações de mestrado, referentes à área temática Educação e Cultura Popular), constatamos a concentração dos mesmos em apenas quatro estados: Santa Catarina (uma tese e três dissertações), Rio Grande do Sul (quatro dissertações), Paraíba (cinco dissertações) e Goiás (duas teses). Seria factível, para citar apenas três estados da federação com grande produção acadêmica: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, que, em nenhum deles, se produziu (durante este período) tese ou dissertação em temática tão ampla? Apesar desta ressalva acreditamos que estes quinze trabalhos apontam tendências que nos permitem refletir sobre os caminhos teóricos que estão sendo tomados na realização do tema, amplo e controverso, “Educação e Cultura Popular”. Em relação ao nosso processo de trabalho, procedemos da seguinte maneira. Fizemos uma leitura das teses e dissertações e as resumimos em sínteses, privilegiando os itens: tema, objetivo, contexto, metodologia e bibliografia. Constatamos que: • sete delas se situavam na área da arte, sendo três em teatro, duas em música, uma em cerâmica e outra em fotografia; • cinco na área de folclore (arte popular, brincadeiras, rituais, festa); • duas ligadas ao patrimônio histórico (educação patrimonial); • uma sobre saber profundo. en
dc.description.sponsorship CNPQ en
dc.format.extent 91187 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject EDUCAÇÃO E CULTURA pt
dc.title Educação e cultura popular: um estado da arte de 1999 a 2006 en
dc.type Preprint en


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