dc.description.abstract |
A combinação entre educação de jovens e adultos (EJA) e educação ambiental (EA) em projetos e práticas não escolares, explicitada em dissertações e teses produzidas em universidades brasileiras, se revela em sintonia muito próxima com as discussões específicas do campo ambiental - em si -. Através da temática ‘educação ambiental’ presente em 362 dissertações e teses examinadas foi possível detectar um conjunto de regularidades que podem ser resumidas no que segue: Textos com ênfase em ‘análises direcionadas’ para a intervenção posterior ao estudo realizado, a partir dos diagnósticos das situações problemas, independentemente das populações de adultos pesquisadas; do território onde moram e atuam; das concretudes vivenciadas (ribeirinhos, pescadores, agricultores, catadores, moradores, proprietários, etc.). A clássica perspectiva de diagnosticar para intervir ou de avaliar para corrigir está presente na maioria dos trabalhos e, com isso, comprometendo, em parte, a reflexividade em nome da ‘intervenção’. Algumas produções, ao adotarem a ‘pesquisa-ação’ como dinâmica do trabalho de investigação, traziam metas de resultado imediato, a serem incorporadas, pelos seus sujeitos, ao longo da própria pesquisa. |
en |