dc.contributor.author |
GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz |
|
dc.contributor.author |
PINTO, Regina Pahim |
|
dc.date.accessioned |
2009-05-25T17:14:23Z |
|
dc.date.available |
2009-05-25T17:14:23Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2307 |
|
dc.description |
I CONCURSO NEGRO E EDUCAÇÃO, 1999-2000.
Membros da comissão organizadora: Iolanda Oliveira Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Maria Malta Campos, Regina Pahim Pinto, Sergio Haddad, Nilda Alves, Marica Ângela Aguiar, Raquel de Oliveira.
Comissão de acompanhamento e avaliação: Henrique Cunha Junior, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, Maria Lucia Rodrigues Muller, Maria José Palmeira, Moises de Melo Santana, Regina Maria Leite Garcia.
Secretaria Executiva: Ana Lucia Silva e Souza, Maria Clara Di Pierro, Suelaine Carneiro.
Fonte de Financiamento: Fundação Ford |
en |
dc.description.abstract |
Apresenta os resultados de pesquisas realizadas para o Concurso Negro e Educacao promovida pela Associacao Nacional de Pos-Graduacao e Pesquisa em Educacao (ANPED) e pela Acao Educativa-Assessoria, Pesquisa e Informacao. Destaca que o primeiro trabalho,"As primeiras praticas educacionais com caracteristicas modernas em relacao aos negros no Brasil", e um estudo de carater historico sobre a educacao de criancas negras, no contexto da promulgacao da Lei do Ventre Livre, de 1871. O segundo, intitulado "Rompendo as barreiras do silencio: projetos pedagogicos discutem relacoes raciais em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte", analisa projetos pedagogicos e outras iniciativas, em escolas publicas daquela cidade, visando a discussao das relacoes raciais no Brasil, bem como o conhecimento e a valorizacao da cultura e da historia dos negros. O terceiro estudo, "Estudantes negros e a transformacao das faculdades de direito em escolas de justica: a busca por uma maior igualdade", analisa a transformacao do perfil dos estudantes de direito, em termos raciais e sociais. O quarto trabalho, "Raca e Genero na trajetoria educacional de graduandas negras da UNICAMP", analisa depoimentos de alunas negras da UNICAMP sobre sua trajetoria educacional desde o ensino fundamental, discutindo especificamente as discriminacoes e preconceitos que as atigiram e a maneira como reagiram a tais situacoes |
en |
dc.description.sponsorship |
Fonte de Financiamento: Fundação Ford. |
en |
dc.format.extent |
2578911 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Concurso Negro e Educação |
en |
dc.publisher |
ANPEd |
pt |
dc.subject |
CONCURSO NEGRO E EDUCAÇÃO |
en |
dc.subject |
RELAÇÕES RACIAIS |
en |
dc.subject |
FOMENTO À PESQUISA |
en |
dc.subject |
RACISMO |
en |
dc.subject |
NEGROS |
en |
dc.subject |
DISCRIMINAÇÃO RACIAL |
en |
dc.subject |
PRECONCEITO RACIAL |
en |
dc.subject |
RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
en |
dc.title |
Negro e Educação: presença do negro no sistema educacional brasileiro |
en |
dc.type |
Book |
en |