dc.description.abstract |
O AUMENTO DA POPULAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEM ACESSO A QUALQUER BENEFÍCIO SOCIAL OU AMPARO É REFORÇADO, A CADA ANO, PELA CONTINUIDADE DA POLÍTICA DE EXCLUSÃO EM CURSO. A VULNERABILIDADE DESSA POPULAÇÃO PARA ADOÇÃO DE COMPORTAMENTO DE RISCO ATINGE PATAMARES NUNCA IMAGINADOS. SE É VERDADE QUE O CONTIGENTE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NESTAS CONDIÇÕES NÃO DEVE DIMINUIR, REPRODUZIDOS PELAS CONDIÇÕES PERVERSAS DE NOSSA ESTRUTURA SOCIAL, TAMBÉM É VERDADE QUE PRECISAMOS DESENVOLVER NOSSA HABILIDADE EM FORMAR PESSOAS NA DIREÇÃO DE UMA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA QUE OCORRE NOS MAIS VARIADOS ESPAÇOS DO TECIDO SOCIAL. ESTE ESTUDO, DE CARÁTER ERNOMEDOLÓGICO, REALIZADO ENTRE EDUCADORES QUE ATUAM NAS CASAS DE ACOLHIMENTO NOTURNO DA FUNDAÇÃO CIDADE MÃE (PMS), DESENVOLVE-SE EM TORNO DE UM "OBJETO ENTRE" , OU SEJA, SEU FOCO RECAI NO QUE ACONTECE ENTRE O MENINO E O EDUCADOR, NAS SITUAÇÕES VIVIDAS NO COTIDIANO DO ATENDIMENTO. ACRESCENTANDO INFORMAÇÕES ACERCA DA TRAJETÓRIA PESSOAL, PROFISSIONAL E FORMATIVA DESTES ADULTOS, CENTRA SUA ANÁLISE NAS REGRAS CONSTITUTIVAS DE SUA AÇÃO, NOS PROCEDIMENTOS E REPRESENTAÇÕES POR ELES CONSTRUÍDOS NA CENA PEDAGÓGICA (ETNOMÉTODOS/ETNOTEORIAS) UTILIZANDO PARA ISTO DADOS ETNOGRÁFICOS OBTIDOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS DE PROFUNDIDADE. APRESENTA PARA DISCUSSÃO A COMPREENSÃO DESTES EDUCADORES SOBRE SUA PRÓPRIA FUNÇÃO SOCIAL, SUAS ETNOTEORIAS SOBRE JUVENTUDE VULNERÁVEL AO RISCO E TEMAS COMO VISIBILIDADE SOCIAL, IMPLICAÇÃO, SUPORTE, SUA IDENTIFICAÇÃO COM A ORIGEM E TRAJETÓRIA DOS MENINOS E A RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E ESTA INSERÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA. OS RESULTADOS DESSE TRABALHO OBJETIVAM OFERECER SUBSÍDIOS PARA A AÇÃO FORMATIVA FUTURA DESTES EDUCADORES. |
pt_BR |