Abstract:
O PROPÓSITO DESTE ESTUDO É A INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE DOS JOVENS TAPUIOS DO CARRETÃO, NO MOMENTO EM QUE ESTÃO VIVENDO O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE INDÍGENA. A PESQUISA CENTRA-SE NO EXAME DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DOS JOVENS AO GRUPO ÉTNICO TAPUIOS DO CARRETÃO, TENDO COMO REFERÊNCIA AS PERSPECTIVAS DOS PRÓPRIOS JOVENS, BUSCANDO, PARA ISSO, A COMPREENSÃO DO SER JOVEM, DO SER TAPUIO, DO RELACIONAMENTO COM OS MAIS VELHOS, COM AS TRADIÇÕES, COM A FAMÍLIA E AS AGÊNCIAS FORMADORAS, DO RELACIONAMENTO COM O TERRITÓRIO OU A TERRA EM QUE VIVEM, DO PROCESSO EDUCATIVO E DO MODO COMO VÊEM O SEU PRESENTE E FUTURO. A PESQUISA PROCURA SABER DOS JOVENS TAPUIOS DO CARRETÃO, QUEM SÃO E COMO VIVEM, COMO PERCEBEM SUA EXISTÊNCIA NA CONDIÇÃO DE HERDEIROS DE UMA IDENTIDADE INDÍGENA E DE UMA TERRA E COMO ESTA CONDIÇÃO FOI NELES DESPERTADA. INVESTIGA A CONSISTÊNCIA OU NÃO DE SUA CONVICÇÃO DE PERTENCIMENTO A UM GRUPO ÉTNICO EM ACELERADO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE ELES PARTICIPAM, COMO TODOS OS JOVENS DE SEU TEMPO, DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, DO LAZER, DA RELIGIÃO, DOS CONFLITOS EXISTENCIAIS, ENFIM, DO UNIVERSO SÓCIO-CULTURAL DA JUVENTUDE QUE VIVE EM UM ESPAÇO RURAL COM PROVÁVEIS PRETENSÕES DE CONQUISTAR ESPAÇOS NO MUNDO CADA VEZ MAIS URBANIZADO. A PESQUISA CONSIDERA O JOVEM COMO SUJEITO SOCIAL, IMERSO NA HISTÓRIA NACIONAL E DE SEU GRUPO, PORTADOR DE UMA HISTORICIDADE, COMO SUJEITO CAPAZ DE REFLETIR SOBRE SUAS AÇÕES E SE POSICIONAR DIANTE DA VIDA. UTILIZA-SE O MÉTODO FENOMENOLÓGICO, POR POSSIBILITAR ADENTRAR NO UNIVERSO CONCEITUAL DOS SUJEITOS E PERGUNTAR QUEM SÃO ESSES JOVENS. O INSTRUMENTO DE PESQUISA É A ENTREVISTA APROFUNDADA. PARA DESVENDAR O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO PROCURA-SE INVESTIGAR O PROCESSO EDUCATIVO VIVIDO PELOS JOVENS DO CARRETÃO, BUSCANDO DIMENSIONAR A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO E A INFLUÊNCIA EXERCIDA POR ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (DIOCESE DE RUBIATABA, FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI), CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO (CIMI), INSTITUTO GOIANO DE PRÉ-HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA (IGPA), DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (UCG) ? QUE NO PROPÓSITO DE ASSISTIR O GRUPO EM PROCESSO DE RESSURGIMENTO, INFLUENCIAM A MANEIRA DE OS JOVENS LEREM O PASSADO E COMPREENDEREM O PRESENTE E O FUTURO. OS JOVENS TAPUIOS DO CARRETÃO ESTÃO EM PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO COMO DESCENDENTES INDÍGENAS. SÃO CONSCIENTES DE SUA INDIANIDADE, O RESULTADO DE LONGO PROCESSO DE MISCIGENAÇÃO E, CONSTROEM SUA IDENTIDADE NA CONVICÇÃO DE QUE NÃO SÃO ÍNDIOS PUROS, SEGUNDO O IMAGINÁRIO DA SOCIEDADE NACIONAL, E TAMBÉM NÃO SÃO BRANCOS DESCENDENTES DOS COLONIZADORES. CONSIDERAM-SE TAPUIOS, DENOMINAÇÃO QUE IDENTIFICA OS DESCENDENTES INDÍGENAS DO CARRETÃO, DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XX.