DSpace/Manakin Repository

O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: EXPRESSÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor NOGUEIRA, Eliete Jussara pt_BR
dc.contributor.author TARABORELLI, Marli Aparecida pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:40:21Z
dc.date.available 2009-03-14T18:40:21Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2102
dc.description ALUISIO DE ALMEIDA pt_BR
dc.description.abstract ESTE TRABALHO APRESENTA UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNAS SURDAS, QUE VIVENCIARAM O COTIDIANO EDUCACIONAL EM ESCOLA REGULAR DE ENSINO, OU SEJA, PARTICIPARAM DO PROCESSO DE INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI COMPREENDER O QUE ESSAS ALUNAS DIZEM SOBRE A ESCOLA, COMO EXPRESSAM SUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR E QUAIS OS ASPECTOS IMPORTANTES POR ELAS DESTACADOS NAS RELAÇÕES ESCOLARES. PROPOR A ESCUTA DESSAS ALUNAS SURDAS INSERIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR, PODE OFERECER SUBSÍDIOS PARA NORTEAR DISCUSSÕES E AÇÕES DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A QUESTÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. COM UM ENFOQUE DA PESQUISA QUALITATIVA, FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO DE INVESTIGAÇÃO ENCONTROS COM ATIVIDADES PLANEJADAS PARA PROPORCIONAR A DISCUSSÃO E EXPRESSÃO DE OPINIÕES E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES, FORAM COLETADOS DADOS POR MEIO DA ESCRITA, DESENHO, DRAMATIZAÇÃO, TROCA DE PAPÉIS E ATIVIDADE PLÁSTICA, E TAMBÉM DADOS PESSOAIS, DA HISTÓRIA FAMILIAR E DE DIAGNÓSTICO DA SURDEZ, ASSIM COMO TRATAMENTO E HISTÓRIA ESCOLAR, OBTIDOS EM PRONTUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO EM QUE RECEBEM ACOMPANHAMENTO, TODO PROCEDIMENTO DE PESQUISA FOI AUTORIZADO PELAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA INVESTIGAÇÃO EM ACORDO COM O COMITÊ DE ÉTICA. OS DADOS DE PRONTUÁRIO FORNECERAM UM PERFIL DAS ALUNAS SURDAS, TODAS COM APOIO FAMILIAR E INSTITUCIONAL, E FREQÜÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. OS RELATOS E EXPRESSÕES DAS ALUNAS REVELARAM EXPERIÊNCIAS REAIS POR ELAS VIVENCIADAS EM SITUAÇÃO ESCOLAR E A ANÁLISE DAS EXPRESSÕES DAS ALUNAS, APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE RELAÇÕES DE APOIO, AMIZADE, APRESENTARAM SENTIMENTOS DE ISOLAMENTO E DIFICULDADES NAS RELAÇÕES COM AMIGOS E PROFESSORES. RELATARAM A DIFICULDADE NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ACADÊMICO, PELA POSTURA DO PROFESSOR EM DESENVOLVER O SEU TRABALHO SEM O DEVIDO ENTENDIMENTO DE ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS QUE PODERIAM AJUDAR O SURDO. AS ALUNAS DESSA PRESENTE PESQUISA, ENFOCARAM MAIS AS QUESTÕES DE AMIZADE, COMO FATOR IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. ESTA DISSERTAÇÃO VINCULA-SE À LINHA DE PESQUISA ?CONHECIMENTO E COTIDIANO ESCOLAR?. pt_BR
dc.format.extent 3947730 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DE SOROCABA pt_BR
dc.subject INCLUSÃO pt_BR
dc.subject DEFICIÊNCIA AUDITIVA pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject SURDOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS pt_BR
dc.title O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: EXPRESSÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto