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UM ESTUDO SOBRE O ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES: SEU "OLHAR" SOBRE SI MESMO

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dc.contributor.advisor RECHE, Cleonice Carolina pt_BR
dc.contributor.author COSTA, Mara Regina Nieckel Da pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:40:19Z
dc.date.available 2009-03-14T18:40:19Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2094
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE ESTUDO BUSCA ENTENDER COMO O ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES CONSTRÓI A AUTOPERCEPÇÃO E A COMO PERCEBE SER VISTO PELA "MULTIPLICIDADE DE OLHARES" DE SEU CIRCULO DE RELAÇÕES MAIS PRÓXIMAS. AS DIMENSÕES ANALISADAS COMO "MÚLTIPLOS OLHARES" REFEREM-SE À FAMÍLIA, ESCOLA E GRUPO DE AMIGOS. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA É O MODELO QUALITATIVO, DE CARÁTER DESCRITIVO, APRESENTADO TRÊS NÍVEIS DE INVESTIGAÇÃO. NO PRIMEIRO, SÃO CARACTERIZADOS DOIS SERVIÇOS QUE REALIZAM IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO ÀS ALTAS HABILIDADES, EM PORTO ALEGRE (RS, BRASIL), REFERINDO SUAS PROPOSTAS DE TRABALHO, POPULAÇÃO ATINGIDA A MODALIDADE DE ATENDIMENTO. O SEGUNDO NÍVEL DESCREVE SEIS ADOLESCENTES SOBRE SI MESMOS - EM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA. NO TERCEIRO NÍVEL, SÃO ANALISADOS OS DEPOIMENTOS DOS MESMOS, OBTIDOS EM ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. OS RESULTADOS DESTA INVESTIGAÇÃO SINALIZAM PARA O COMPROMISSO DAS INSTÂNCIAS ESTUDADAS NO QUE CONCERNE AO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADE QUE, COMO TODA PESSOA NESSA FASE DE VIDA, NECESSITA DE PROTEÇÃO, DE ESTIMULO, DE CONFIANÇA E, PRINCIPALMENTE, DE APOIO AFETIVO. CONSTATOU-SE, TAMBÉM QUE A MARCA DA "DIFERENÇA" E UMA CULTURA QUE SUPERVALORIZA DETERMINADAS CAPACIDADES CONSTITUEM-SE EM DIFÍCEIS BARREIRAS QUE A SEREM ENFRENTADAS. A CONCLUSÃO DO ESTUDO APONTA PARA A RELEVÂNCIA DE TODAS ESSAS QUESTÕES PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES, PARA A CONQUISTA DE MELHORES CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO - TANTO FAMILIAR COMO INSTITUCIONAL - E PARA SUA AFETIVA INCLUSÃO NOS SEUS GRUPOS SOCIAIS. O PAPEL PRIMORDIAL DA SOCIEDADE, NESTA QUESTÃO, É A DE REPENSAR SEUS VALORES, RECONHECER OS TALENTOS E ASSEGURAR O APROVEITAMENTO DAS POTENCIALIDADES HUMANAS, POSSIBILITANDO AO ADOLESCENTE COM ALTAS HABILIDADES A REALIZAÇÃO DE SEUS PROJETOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. pt_BR
dc.format.extent 784778 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt_BR
dc.subject SUPERDOTAÇÃO pt_BR
dc.subject ADOLESCÊNCIA pt_BR
dc.subject INTELIGÊNCIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS pt_BR
dc.title UM ESTUDO SOBRE O ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES: SEU "OLHAR" SOBRE SI MESMO pt_BR


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