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A NEGAÇÃO DA DIFERENÇA: UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA PÚBLICA

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dc.contributor.advisor CROCHIK, José Leon pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Luciene Maria Da pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:40:16Z
dc.date.available 2009-03-14T18:40:16Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2078
dc.description PUC-SP pt_BR
dc.description.abstract ESSE ESTUDO BUSCOU COMPREENDER COMO SE ESTABELECEM AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA.TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA QUE DESCREVE E ANALISA A EXPERIÊNCIA DE ESCOLARIZAÇÃO DESSES ALUNOS NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SALVADOR (BA). CONSIDERANDO QUE O PRESENTE DISCURSO PEDAGÓGICO NO BRASIL RECORRE A UMA PERSPECTIVA DE ACOLHIMENTO DAS DIFERENÇAS, ESSA PESQUISA ANALISA COMO ESTÁ SENDO ENCAMINHADA ESSA DIRETRIZ INCLUSIVISTA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS.O ESTUDO TEM COMO FONTE TEÓRICA PRINCIPAL A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, PRIVILEGIANDO OS ESTUDOS DE THEODOR ADORNO SOBRE A FORMAÇÃO E A ANÁLISE DO PRECONCEITO COMO UM DOS ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A NEGAÇÃO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA. PRETENDE-SE ENTENDER COMO SE MANIFESTA O ESTRANHAMENTO QUE CAUSA UMA DIFERENÇA, NO CASO, A DEFICIÊNCIA VISUAL, BUSCANDO ESCLARECER SOBRE SEU REFORÇO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR. PARA ISSO, DISCUTE-SE ACERCA DO DEBATE SOBRE AS DIFERENÇAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, QUE DÁ FUNDAMENTO À PROPOSTA INCLUSIVISTA E AO SIGNIFICADO DA DEFICIÊNCIA COMO UM ATRIBUTO INDIVIDUAL QUE SE TORNA UMA DIFERENÇA NÃO ACEITÁVEL NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. NÃO SENDO A DIFERENÇA UMA CONDIÇÃO ESTÁTICA E NATURAL, SUA PERCEPÇÃO CONDICIONA-SE AO CONTEXTO VALORATIVO DA SOCIEDADE QUE LHE DÁ SIGNIFICADO. A ANÁLISE DOS DADOS, OBTIDOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES E DOCUMENTOS DA ESCOLA, REVELOU QUE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONDICIONAM-SE A FATORES QUE MATERIALIZAM ESSAS RELAÇÕES. CONSIDERANDO QUE O SENTIDO DA DEFICIÊNCIA É RESULTADO DA COMBINAÇÃO DA HISTÓRIA DO INDIVÍDUO COM O MEIO SOCIAL, A REJEIÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA ESCOLA FAZ-SE PELO DESCARTE DAS SIGNIFICAÇÕES PRÓPRIAS DOS INDIVÍDUOS NA SUA APREENSÃO DA REALIDADE, POR MEIO DE CONTATOS, ORDENAÇÕES E CONTRAPOSIÇÕES QUE EMERGEM DAS SUAS EXPERIÊNCIAS. pt_BR
dc.format.extent 950332 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE pt_BR
dc.subject PRECONCEITO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO INCLUSIVA pt_BR
dc.subject.other JOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS pt_BR
dc.title A NEGAÇÃO DA DIFERENÇA: UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA PÚBLICA pt_BR


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