Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor AMARAL, Mônica Guimarães Teixeira Do pt_BR
dc.contributor.author PRATTA, Márcia Aparecida Bertolucci pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:38:59Z
dc.date.available 2009-03-14T18:38:59Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2067
dc.description UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa partiu das inquietações surgidas da experiência da pesquisadora enquanto diretora do setor de saúde do município de Descalvado sobre as manifestações do fenômeno da adolescência na contemporaneidade. Esse fenômeno pode ser percebido através das crescentes manifestações de indisciplina, violência, desinteresse e consumo de drogas que a população jovem vem apresentando. Neste contexto, encontramos na população adolescente formas de atuação que denunciam as condições precárias de individuação desses jovens, uma vez que os mesmos se lançam em situações limite. Essa atuação do adolescente é entendida, na maioria das vezes, como patológica e ameaçadora, provocando a exclusão dessa população. A partir dessas observações, optei por entender os aspectos psíquicos e sociais que estavam conduzindo os jovens para essas situações. Para tanto, foi utilizada a psicanálise — e seus contemporâneos — como fundamentação para uma pesquisa bibliográfica iluminada por alguns depoimentos de adolescentes que foram destacados ao longo do contato da pesquisadora com grupos de adolescentes do município de Descalvado (São Paulo). O objetivo do estudo consistiu em buscar uma fundamentação teórica que permitisse a articulação das questões internas (subjetivas) e externas (culturais), que têm levado o adolescente ao ato/atuação, seja contra si mesmo, seja contra a sociedade. Pretende-se ainda pensar em que medida a educação não formal (social, saúde) poderia se articular com a educação formal no sentido de permitir que o adolescente encontre seu lugar na sociedade, sem, contudo, "arrombá-la". As teorias e os dados apresentados no trabalho, fruto da pesquisa bibliográfica — acerca de temas como a fenomenologia do adolescente, o indivíduo, a cultura, o adolescente (segundo as abordagens psicológica e social) e as diferentes formas de educação (família, escola e instituições) — trouxeram à luz a necessidade de se repensar os trabalhos da educação e saúde mental primeiramente junto aos profissionais que atuam com os jovens. Esses trabalhos teriam como um dos pressupostos o resgate das histórias desses indivíduos de modo a reposicioná-los diante de uma dada realidade social cuja finalidade esteja embasada numa ética que garanta as condições para o desenvolvimento psíquico e social do adolescente e da sociedade. pt_BR
dc.format.extent 518923 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara pt_BR
dc.subject ADOLESTENTES pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject CULTURA pt_BR
dc.subject.other ESTUDOS PSICOLÓGICOS/PSICANALÍTICOS SOBRE JUVENTUD pt_BR
dc.title Adolescentes e jovens pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto