DSpace Repository

A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades

Show simple item record

dc.contributor.advisor BRITO, Luiz Carlos Cerquinho De pt_BR
dc.contributor.author ABTIBOL, Margareth Soares pt_BR
dc.coverage.spatial AM pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:38:59Z
dc.date.available 2009-03-14T18:38:59Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2065
dc.description PPGE/FACED pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho propõe um estudo sobre a formação do sujeito-autor. Nosso objetivo foi analisar o processo de constituição desse sujeito, a partir de uma visão sócio-histórica que supõe uma concepção de sujeito pautado na interação social entre o sujeito/linguagem/mundo e seus outros. Pretendeu-se compreender a participação da família, dos pares etários dos meios de comunicação social e da educação com instâncias da constituição do sujeito-autor. Este estudo se apoia nas categorias: interação social, mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky e dialogismo, monologismo elaborados por Bakhtin. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo e teve como sujeitos, estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Fundação Bradesco. O modelo de análise adotado foi a análise de conteúdo. Os mediadores participam como ensinantes, suporte emocional, interlocutores que aprovam, intertextualidade, modelo de estrutura textual e como interlocutores que avaliam e impulsionam. pt_BR
dc.format.extent 764467 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject MEDIADORES pt_BR
dc.subject ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.other ESTUDOS PSICOLÓGICOS/PSICANALÍTICOS SOBRE JUVENTUD pt_BR
dc.title A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context