dc.contributor.advisor |
BRITO, Luiz Carlos Cerquinho De |
pt_BR |
dc.contributor.author |
ABTIBOL, Margareth Soares |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
AM |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:38:59Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:38:59Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2005 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2065 |
|
dc.description |
PPGE/FACED |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe um estudo sobre a formação do sujeito-autor. Nosso objetivo foi analisar o processo de constituição desse sujeito, a partir de uma visão sócio-histórica que supõe uma concepção de sujeito pautado na interação social entre o sujeito/linguagem/mundo e seus outros. Pretendeu-se compreender a participação da família, dos pares etários dos meios de comunicação social e da educação com instâncias da constituição do sujeito-autor. Este estudo se apoia nas categorias: interação social, mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky e dialogismo, monologismo elaborados por Bakhtin. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo e teve como sujeitos, estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Fundação Bradesco. O modelo de análise adotado foi a análise de conteúdo. Os mediadores participam como ensinantes, suporte emocional, interlocutores que aprovam, intertextualidade, modelo de estrutura textual e como interlocutores que avaliam e impulsionam. |
pt_BR |
dc.format.extent |
764467 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS |
pt_BR |
dc.subject |
ESTUDANTES |
pt_BR |
dc.subject |
MEDIADORES |
pt_BR |
dc.subject |
ENSINO MÉDIO |
pt_BR |
dc.subject |
FORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESTUDOS PSICOLÓGICOS/PSICANALÍTICOS SOBRE JUVENTUD |
pt_BR |
dc.title |
A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades |
pt_BR |