Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | BRITO, Luiz Carlos Cerquinho De | pt_BR |
dc.contributor.author | ABTIBOL, Margareth Soares | pt_BR |
dc.coverage.spatial | AM | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:38:59Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:38:59Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2065 | |
dc.description | PPGE/FACED | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe um estudo sobre a formação do sujeito-autor. Nosso objetivo foi analisar o processo de constituição desse sujeito, a partir de uma visão sócio-histórica que supõe uma concepção de sujeito pautado na interação social entre o sujeito/linguagem/mundo e seus outros. Pretendeu-se compreender a participação da família, dos pares etários dos meios de comunicação social e da educação com instâncias da constituição do sujeito-autor. Este estudo se apoia nas categorias: interação social, mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky e dialogismo, monologismo elaborados por Bakhtin. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo e teve como sujeitos, estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Fundação Bradesco. O modelo de análise adotado foi a análise de conteúdo. Os mediadores participam como ensinantes, suporte emocional, interlocutores que aprovam, intertextualidade, modelo de estrutura textual e como interlocutores que avaliam e impulsionam. | pt_BR |
dc.format.extent | 764467 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | MEDIADORES | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | ESTUDOS PSICOLÓGICOS/PSICANALÍTICOS SOBRE JUVENTUD | pt_BR |
dc.title | A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades | pt_BR |