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CIÊNCIA, CULTURA, MUSEUS, JOVENS E ESCOLAS: QUAIS AS RELAÇÕES

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dc.contributor.advisor JR., Francisco Creso Junqueira Franco pt_BR
dc.contributor.author CASELLI, Sibele pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:37:06Z
dc.date.available 2009-03-14T18:37:06Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1977
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL pt_BR
dc.description.abstract NO CONTEXTO ATUAL, MUITOS AUTORES INSISTEM EM QUE A PROMOÇÃO DA CULTURA SEJA DESENVOLVIDA POR UMA REDE DE INSTÂNCIAS CULTURAIS. OS MUSEUS VÊM OCUPANDO LUGAR DE DESTAQUE NESTA REDE. OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO ESTÃO RELACIONADOS À INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS AOS JOVENS E A SEU ENTORNO, TANTO FAMILIAR COMO ESCOLAR, NAS CHANCES DE ACESSO A MUSEUS OU INSTITUIÇÕES CULTURAIS AFINS. MAIS ESPECIFICAMENTE A INTENÇÃO É EXPLORAR O POTENCIAL EXPLICATIVO DOS CAPITAIS ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL NO AUMENTO OU DIMINUIÇÃO DESTAS CHANCES. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO, UM QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL AUTO-ADMINISTRADO FOI SUBMETIDO A 2.298 ALUNOS DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA AMOSTRA PROBABILÍSTICA DE 48 ESCOLAS, MUNICIPAIS E PARTICULARES, SITUADAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. O INSTRUMENTO CONSISTIU DE 96 ITENS E BUSCOU INVESTIGAR, DE MODO GERAL, CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E, DE FORMA DETALHADA, O PADRÃO DE ACESSO A MUSEUS. FORAM PRIVILEGIADOS ASPECTOS QUE PUDESSEM DAR CONTA, PRINCIPALMENTE DE PRÁTICAS FAMILIARES DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E SIMBÓLICOS JUNTO AOS JOVENS. COMO O ACESSO A MUSEUS ESTÁ ASSOCIADO A AÇÕES DE PROFESSORES E ESCOLAS, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL AUTO-ADMINISTRADO PARA OS PROFISSIONAIS DIRETAMENTE ENVOLVIDOS COM A ORGANIZAÇÃO DE VISITA. A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS FOI BASEADA NA APLICAÇÃO DE UM MODELO DE REGRESSÃO. NO CONTEXTO FAMILIAR, OS RESULTADOS INDICAM QUE AS DIFERENTES FORMAS DO CAPITAL CULTURAL, COMBINADO COM O CAPITAL SOCIAL ENTRELAÇADO NAS RELAÇÕES FAMILIARES, TÊM PARTICULAR RELEVÂNCIA NO AUMENTO DAS CHANCES DE ACESSO A MUSEUS. NO CONTEXTO ESCOLAR, O ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS POSSUI PARTICULARIDADES RELACIONADAS À REDE DE ENSINO. pt_BR
dc.format.extent 3281858 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject CULTURA pt_BR
dc.subject MUSEUS pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE, LAZER, CONSUMO E SOCIABILIDADE pt_BR
dc.title CIÊNCIA, CULTURA, MUSEUS, JOVENS E ESCOLAS: QUAIS AS RELAÇÕES pt_BR


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