DSpace Repository

EDUCAÇÃO AMBIENTAL BIORREGIONAL: A COMUNIDADE APRENDENTE NA ILHA DAS CAIEIRAS-VITÓRIA(ES)

Show simple item record

dc.contributor.advisor TRISTÃO, Martha pt_BR
dc.contributor.author GONZÁLEZ, Soler pt_BR
dc.coverage.spatial ES pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:36:17Z
dc.date.available 2009-03-14T18:36:17Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1964
dc.description BIBLIOTECA DA UFES pt_BR
dc.description.abstract ESTA PESQUISA BUSCOU COMPREENDER E EXPLICAR CONTEXTO SÓCIOAMBIENTAL DE UM PROJETO EDUCACIONAL QUE TEVE POR OBJETIVO FAVORECER O CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA CULTURAL DA ILHA DAS CAIEIRAS. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA CONSTITUI-SE EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM (PROFESSORES/AS, ALUNOS/AS E MORADORES) DESPERTANDO UM MOVIMENTO NO SENTIDO DE PERTENCIMENTO, COM VIVÊNCIAS INTERPESSOAIS, VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO, DIÁLOGO DE TRADIÇÕES E SABERES, NUMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEPÇÕES, VALORES, CONHECIMENTOS E ATITUDES. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA COM INFLUÊNCIAS FENOMENOLÓGICO-HERMINÊUTICAS AO TENTAR COMPREENDER AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS E VIVENCIADAS, APOIANDO-SE NO BIORREGIONALISMO E NO DESVELAMENTO DE UMA COMUNIDADE APRENDENTE. OS DADOS DA PESQUISA FORAM COLETADOS POR ROTEIROS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS, EM DIÁLOGOS COM MORADORES ENVOLVIDOS COM O PROJETO EDUCACIONAL, POR MEIO DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS, COM VIVÊNCIAS ENTRE CATADORES DE CARANGUEJOS NO EXERCÍCIO DO SEU OFÍCIO NO MANGUEZAL, E COM RELATÓRIOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO, CORRESPONDENDO APROXIMADAMENTE DOIS ANOS DE CONVIVÊNCIAS NA ÁREA DE ESTUDO. ESSES DADOS FORAM ORGANIZADOS SISTEMATICAMENTE E DERAM ORIGEM AOS SEGUINTES TEMAS DE ANÁLISE: O RECONHECIMENTO DAS DINÂMICAS SÓCIO-AMBIENTAIS SOBRE A BIORREGIÃO DA ILHA DAS CAIEIRAS PELA COMUNIDADE APRENDENTE, NA QUAL OS SUJEITOS RELATAM SEUS SABERES HISTÓRICOS, CULTURAIS E AMBIENTAIS DA REGIÃO; O DIÁLOGO DE SABERES PRODUZIDOS NA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE-MANGUEZAL EXISTENTES NA COMUNIDADE APRENDENTE, REVELANDO AS FORMAS DE INTERAÇÃO COM O MANGUEZAL NO PASSADO E NO PRESENTE; E O SENTIDO DE PERTENCIMENTO DA COMUNIDADE APRENDENTE PARA COM A BIORREGIÃO DA ILHA DAS CAIEIRAS, TORNANDO EVIDENTES AS RELAÇÕES AFETIVAS E ÉTICAS DESENCADEADAS COM O PROJETO EDUCACIONAL. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, PERCEBEM-SE ENTRE OS/AS ALUNOS/AS, PROFESSORES/AS E MORADORES, O MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO SENTIDO DE PERTENCIMENTO DE UMA BIORREGIÃO, E O RESPEITO PELA SUSTENTABILIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL, NUMA RELAÇÃO INTENSA E TRANSPARENTE ENTRE O EU, O OUTRO E O MUNDO. pt_BR
dc.format.extent 1940604 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO AMBIENTAL pt_BR
dc.subject MEIO AMBIENTE pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject.other JOVENS E MEIO AMBIENTE pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO AMBIENTAL BIORREGIONAL: A COMUNIDADE APRENDENTE NA ILHA DAS CAIEIRAS-VITÓRIA(ES) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context