DSpace/Manakin Repository

A PERCEPÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA ENTRE ALUNOS DO CEFET-RP E PRODUTORES RURAIS DE RIO POMBA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COMO ELEMENTO DE DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor GONÇALVES, Lenicio pt_BR
dc.contributor.author BARBOSA, Sanny Rodrigues Moreira pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:36:16Z
dc.date.available 2009-03-14T18:36:16Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1960
dc.description BIBLIOTECA DA UFRRJ pt_BR
dc.description.abstract O BRASIL POSSUI UMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BASTANTE MODERNA E AVANÇADA, NO ENTANTO APRESENTA UMA SÉRIE DE PROBLEMAS NO QUE SE REFERE À SUA APLICABILIDADE, DIVULGAÇÃO, COMPRESSÃO E ACEITAÇÃO POPULAR. A TENDÊNCIA DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO, PELO QUE SE PODE CONSTATAR ATRAVÉS DO TRABALHO DOS ESTUDIOSOS E DOUTRINADOS DESTE RAMO NOVO DO DIREITO É INDUZIR O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, PARTINDO, PRIMEIRO DA EDUCAÇÃO, VISANDO GERAR NOVAS CONDUTAS E MUDAR PARADIGMAS, SEGUNDO ADVERTINDO E, EM TERCEIRO, REPRIMINDO. PARA QUE ESTE RAMO DO DIREITO AMBIENTAL SEJA UM VALIOSO INSTRUMENTO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE, PRECISA ESTAR ARTICULADO COM MEDIDAS EDUCATIVAS SÉRIAS, QUE EXERCITEM A CIDADANIA, PROMOVAM O RECONHECIMENTO DAS RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS E PRINCIPALMENTE A PARTICIPAÇÃO POPULAR. A MUDANÇA DE PARADIGMAS FRENTE À LEGISLAÇÃO AMBIENTAL É FUNDAMENTAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE HUMANA, E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É O INSTRUMENTO CAPAZ DE CONSOLIDAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DO CIDADÃO AMBIENTAL, ASSIM COMO CONTRIBUIR PARA O FORTALECIMENTO DE UMA NOVA ÉTICA, QUE SUPERE A VISÃO TRADICIONAL ATROPOCÊNNTRICA E PERMITA AO HOMEM COMPREENDER QUE FAZ PARTE DE UM TODO, HARMÔNICO E INTERLIGADO, O PLANETA TERRA. O PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA FOI REALIZADO COM OBJETIVO DE CONSTAR A PERCEPÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL POR PARTE DOS ALUNOS DO CEFET-RP E TAMBÉM DOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO E ASSIM PODER CONTRIBUIR PARA O ESTABELECIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA REALMENTE SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DO CEFET-RP E PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO, SUGERINDO E PROPONDO AÇÕES EDUCATIVAS QUE SEJAM REALMENTE SIGNIFICATIVAS E POSITIVAS PARA O GRUPO EM QUESTÃO. O ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM DETERMINADO GRUPO SOCIAL PODE SER MUITO SIGNIFICATIVO, POIS PERMITE COMPREENDER MELHOR AS INTER-RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E MEIO AMBIENTE, SUAS EXPECTATIVAS, SATISFAÇÕES, JULGAMENTO E CONDUTA. O CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO POMBA-MG SENDO A PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO DA REGIÃO TEM UM IMPORTANTE PAPEL A SER DESEMPENHADO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS E NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DA COMUNIDADE LOCAL, DEVENDO PARA ISSO SER ELEMENTO DE DIVULGAÇÃO DOS DEVERES E DIREITOS AMBIENTAIS MÍNIMOS DE TODO CIDADÃO. pt_BR
dc.format.extent 1827957 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject LEGISLAÇÃO AMBIENTAL pt_BR
dc.subject DIREITO AMBIENTAL pt_BR
dc.subject CIDADANIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS E MEIO AMBIENTE pt_BR
dc.title A PERCEPÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA ENTRE ALUNOS DO CEFET-RP E PRODUTORES RURAIS DE RIO POMBA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COMO ELEMENTO DE DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto