DSpace Repository

A TECNOLOGIA HIDROPÔNICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES DE AMBIENTE

Show simple item record

dc.contributor.advisor CICILLINI, Graça Aparecida pt_BR
dc.contributor.author SANTOS, Antônio Neto Ferreira Dos pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:36:14Z
dc.date.available 2009-03-14T18:36:14Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1954
dc.description UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA pt_BR
dc.description.abstract PRETENDEMOS COM ESTA PESQUISA, COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AMBIENTE FORMULADAS POR ALUNOS DAS 8ª SÉRIES DE 2004, DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE PARTICIPARAM DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA 5ª, 6ª E 7ª SÉRIES, TENDO COMO REFERÊNCIA À TECNOLOGIA HIDROPÔNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA-MG. COLETAMOS OS DADOS, JUNTOS AOS ALUNOS, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS PARA INVESTIGAR, COMO ELES PASSARAM A CONCEBER O AMBIENTE. A TECNOLOGIA HIDROPÔNICA FOI UTILIZADA EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E TÉCNICAS AGRÍCOLAS, POR ACREDITARMOS SER POSSÍVEL AMPLIAR A CONCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE O CONCEITO DE AMBIENTE, PARA ALÉM DO CONTEXTO NATURAL. ENTENDEMOS QUE, PERANTE AS NOVAS EXIGÊNCIAS DE UMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, TORNA-SE NECESSÁRIO QUE A ESCOLA OFEREÇA AOS ALUNOS CONDIÇÕES PARA ELABORAR CONHECIMENTOS, DESENVOLVER HABILIDADES E APERFEIÇOAR ATITUDES QUE PERMITAM OBSERVAR, COMPREENDER E SOBRETUDO ANALISAR AS MODIFICAÇÕES DESSA SOCIEDADE EM INTERAÇÃO COM OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. NO INÍCIO DESSAS ATIVIDADES, A MAIORIA DOS ALUNOS, AO SER ARGÜIDA, REVELAVA UMA CONCEPÇÃO DE AMBIENTE NATURALISTA. DETECTAMOS COM A ANÁLISE DOS DADOS, QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS PARTICIPANTES DA PESQUISA EMITIU OPINIÕES QUE PODEM SER CLASSIFICADAS COMO CONCEPÇÃO PARTICIPATIVA DO HOMEM NA CONSTRUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE, NUMA VISÃO INTEGRADORA ENTRE OS ELEMENTOS NATURAIS E SOCIAIS. pt_BR
dc.format.extent 1235893 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO AMBIENTAL pt_BR
dc.subject HIDROPONIA E ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.subject.other JOVENS E MEIO AMBIENTE pt_BR
dc.title A TECNOLOGIA HIDROPÔNICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES DE AMBIENTE pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context