Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | MAGALHÃES, Luís Mauro Sampaio | pt_BR |
dc.contributor.author | LIMA, Maria De Fátima Furtado | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:36:14Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:36:14Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1951 | |
dc.description | BIBLIOTECA DA UFRRJ | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO POMBA MG E TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA POSSUEM SOBRE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. VISA APRESENTAR O PERFIL SOCIOAMBIENTAL DESSE TÉCNICO, PROPORCIONANDO À EQUIPE PEDAGÓGICA UM NOVO REFERENCIAL TEÓRICO-CRÍTICO, PARA SUBSIDIAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM EXECUÇÃO, BEM COMO SERVIR DE BASE PARA PROPOR AJUSTES NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL QUE LEVE A FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DOS GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE AFLIGEM O CENÁRIO NACIONAL E MUNDIAL. É UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, NA QUAL O MÉTODO APLICADO É O ESTUDO DE CASO E A TÉCNICA USADA FOI A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTA INDIVIDUAL COM ROTEIROS SEMI-ESTRUTURADOS. NA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS CONSTATOU-SE, QUE: A) EDUCAÇÃO É ADQUIRIR CONHECIMENTO E TÉCNICAS, ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS PELOS PROFESSORES E QUE PREPARAM AS PESSOAS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA PROFISSIONAL. AO MESMO TEMPO, UMA PARCELA BEM SIGNIFICATIVA A CONSIDERA COMO GARANTIA DE UM FUTURO MELHOR. B) MEIO AMBIENTE A MAIORIA DEFINIU COMO SENDO A NATUREZA E SEUS ELEMENTOS NATURAIS. NA MESMA PROPORÇÃO OUTRA PARCELA DE ALUNOS IDENTIFICOU COMO SENDO MEIO FÍSICO-QUÍMICO E BIOLÓGICO QUE RODEIA O HOMEM, OU SEJA, LUGAR ONDE HABITAMOS. C) A FORMAÇÃO TÉCNICA E AS AÇÕES DECORRENTES DESTA FORMAÇÃO SÃO PRÁTICAS VISTAS TOTALMENTE INDEPENDENTE DO MEIO AMBIENTE, NÃO CONSTANDO COMO PARTE INTEGRANTE DO MESMO. DESCONHECEM CONCEITOS DE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E GERENCIAMENTO ECOLÓGICO, DENTRE OUTROS. ANALISANDO AS RESPOSTAS, VERIFICA-SE UMA DEFICIÊNCIA MUITO SIGNIFICATIVA ENTRE OS DIFERENTES PARADIGMAS USADO PARA EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUAS INTERAÇÕES COM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS VIVIDOS PELA SOCIEDADE ATUAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 938068 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | AGROINDÚSTRIA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA | pt_BR |
dc.subject | MEIO AMBIENTE | pt_BR |
dc.subject | SUSTENTABILIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E MEIO AMBIENTE | pt_BR |
dc.title | AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO POMBA - MG | pt_BR |