DSpace Repository

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FENOMENOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXCURSÃO PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Show simple item record

dc.contributor.advisor SOARES, Maria Lúcia De Amorim pt_BR
dc.contributor.author GONÇALVES, Marcio Luiz Quaranta pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:36:13Z
dc.date.available 2009-03-14T18:36:13Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1948
dc.description ALUISIO DE ALMEIDA pt_BR
dc.description.abstract O MODELO DE CIVILIZAÇÃO PREDOMINANTE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, ALICERÇADO EM UM CAPITALISMO MATERIALISTA E CONSUMISTA, NA DESSACRALIZAÇÃO DA NATUREZA E EM UMA CIÊNCIA DETERMINISTA QUE ESTUDA APENAS OS FENÔMENOS PREVISÍVEIS, QUE NEGA A INDETERMINAÇÃO E A INCERTEZA, AGONIZA. ELE PRODUZIU UM SER HUMANO FRÁGIL, PERMISSIVO, HEDONISTA E BANALIZADO, INCAPAZ DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS PRÓPRIOS, QUE SE DEIXA CONDUZIR PASSIVAMENTE PELOS MODISMOS E PELA MÍDIA. O MOVIMENTO AMBIENTALISTA, REAÇÃO A ESTE MODELO DE CIVILIZAÇÃO E MODO DE SER COMO PESSOA, DESEMBOCOU EM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UM NOVO MODO DE SER NO MUNDO, QUE PRECONIZA UMA RELIGAÇÃO ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS E O RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA NA TERRA, ELA PRÓPRIA CONSIDERADA COMO UM ORGANISMO EM NÍVEL PLANETÁRIO. ATRAVÉS DO CONTATO COM A NATUREZA, MESMO JÁ ALTERADA PELO HOMEM, CRIANÇAS E ADOLESCENTES PODEM DESCOBRIR A BELEZA LATENTE DE SEU MUNDO E VALORIZÁ-LO, REAGIR PERANTE O MAL-ESTAR DO SER HUMANO EM SEU PRÓPRIO PLANETA E RESGATAR A VONTADE DE MELHORÁ-LO E DE COM ELE CONVIVER PLENAMENTE. A INICIATIVA DESTE PROFESSOR E BIÓLOGO, EM PROMOVER EXCURSÕES A PARQUES E MUSEUS, COM OS EDUCANDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SÃO PAULO ONDE TRABALHOU ATÉ 2002, PERMITIU A DEZENAS DE ADOLESCENTES ESTA OPORTUNIDADE. COM BASE TEÓRICA NA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY, QUE VALORIZA O PAPEL MEDIADOR DO CORPO DA PESSOA NAS PERCEPÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE, EFETUOU-SE A ANÁLISE DE PROSA DAS PALAVRAS ESCRITAS E FALADAS PELOS ADOLESCENTES, DE SUAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS, DURANTE AS EXCURSÕES. COMO RESULTADO DO ESTUDO, VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES FORAM CAPAZES DE CHEGAR A ESSÊNCIAS SOBRE A NATUREZA E A VIDA SIMILARES ÀQUELAS INTUÍDAS POR DIVERSOS PESQUISADORES E PENSADORES QUE SE SITUAM ENTRE OS INOVADORES DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA. pt_BR
dc.format.extent 2097152 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DE SOROCABA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO AMBIENTAL pt_BR
dc.subject MÉTODO DE ENSINO pt_BR
dc.subject ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.subject.other JOVENS E MEIO AMBIENTE pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FENOMENOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXCURSÃO PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context