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ESTE TRABALHO ANALISA O PAPEL DA JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA CATÓLICA (JUC) NO MEIO ESTUDANTIL BRASILEIRO E SERGIPANO DURANTE PERÍODO DE 1958-1964, BUSCANDO EVIDENCIAR A PRÁTICA POLÍTICA JUCISTA DENTRO DA CONJUNTURA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL, NA FASE QUE ANTECEDE AO GOLPE DE ESTADO CIVIL-MILITAR NO BRASIL, EM MARÇO-ABRIL DE 1964. ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR O MODO PELO QUAL A JUC EM SERGIPE SE ENVOLVE POLITICAMENTE COM A LUTA ESTUDANTIL E SUA RELAÇÃO COM A HIERARQUIA CATÓLICA. APOIADA NA HIPÓTESE DE QUE A JUC, COMO MOVIMENTO RELIGIOSO CATÓLICO NO MEIO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO, ASSUME A PARTIR DO IDEAL HISTÓRICO, UMA "NOVA PRÁXIS", VOLTADA, POLITICAMENTE, PARA AS QUESTÕES SOCIAIS, INSERIDA NA HISTORICIDADE. INICIALMENTE É FEITA UMA ANÁLISE DA RELIGIÃO COMO INSTRUMENTO PARA A MANUTENÇÃO DO PODER DA CLASSE DOMINANTE, PROJETADA SOBRE O CONJUNTO DA SOCIEDADE. EM SEGUIDA FAZ-SE UMA ABORDAGEM SOBRE A IGREJA CATÓLICA, SUA ALIANÇA E POSSÍVEIS CONFLITOS COM O ESTADO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, NUM MOMENTO EM QUE: A) SE DISCUTE A QUESTÃO DA POLÍTICA SÓCIO-ECONÔMICA NO BRASIL ARTICULADA COM O NACIONALISMO E O DESENVOLVIMENTALISMO; B) A IGREJA, ATRAVÉS DA AÇÃO CATÓLICA, OCUPA ESPAÇO NAS DISCUSSÕES DIRECIONAIS À EDUCAÇÃO E SUA INGERÊNCIA NA ELABORAÇÃO DA LDB, UTILIZANDO A LEC COMO INSTÂNCIA DE AGRUPAMENTO POLÍTICO DE PRESSÃO; C) O CONFLITO IGREJA-ESTADO NO PERÍODO REFERENCIADO MOSTRA-SE PERMEADO DE AMBIGÜIDADES. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO METODOLÓGICO ESTA INVESTIGAÇÃO SE ESTRUTURA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO, PRIVILEGIANDO UMA INTERLOCUÇÃO COM A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. PARA TANTO, FOI UTILIZADO O TRABALHO COM FONTES DOCUMENTAIS E FONTES ORAIS. O ESTUDO CONCLUI QUE EM ÂMBITO ESTADUAL, A JUC MANTEVE-SE ADESISTA AOS INTERESSES DA IGREJA CATÓLICA, PORTANTO, DESARTICULADA COM AS LUTAS SOCIAIS MAIS CONSEQÜENTES FACE A DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. |
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