DSpace Repository

Gatos Pelados x Galinhas Gordas: desdobramentos da educação laica e da educação católica na cidade de Pelotas

Show simple item record

dc.contributor.advisor BASTOS, Maria Helena Câmara pt_BR
dc.contributor.author AMARAL, Giana Lange Do pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:35:26Z
dc.date.available 2009-03-14T18:35:26Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1914
dc.description Biblioteca Setorial de Educação pt_BR
dc.description.abstract Através de uma visão que privilegia a participação discente, o presente estudo analisa aspectos que sustentam as diferenças ideológico-educacionais existentes em duas das mais antigas instituições escolares ainda em funcionamento na cidade de Pelotas: o Colégio Gonzaga, de ensino católico, e o Colégio Pelotense, de ensino laico, criado pela maçonaria. O clima de disputa ideológica que havia entre a Igreja Católica e a maçonaria, a partir da década de 1930, se transferiu de forma peculiar para os alunos do Pelotense e do Gonzaga. O significado e os desdobramentos dessas disputas no contexto socio-cultural da cidade de Pelotas são a principal questão a partir da qual se desenvolve esse estudo, que enfatiza as décadas de 1930 a 1960 – época de explícitas rivalidades entre as duas escolas; reflexo, também, da disputa que vinha ocorrendo no Brasil entre os princípios educacionais que as sustentavam: o ensino laico (não confessional) e o ensino católico. A pesquisa está dividida em quatro eixos. No primeiro, é apresentada uma contextualização histórica da cidade de Pelotas no período que abrange esse estudo. No segundo, são abordados aspectos sobre o laicismo e o catolicismo no campo educacional em Pelotas, através da análise dos periódicos O Templário (maçônico) e A Palavra (católico) e de observações sobre o embate dos dois grupos antagônicos que propunham reformas na educação nacional neste período: os católicos e os liberais (laicistas). No terceiro eixo, analisam-se aspectos da história dos colégios Gonzaga e Pelotense que levaram à constituição de sua identidade, tendo como base as influências político-ideológicas aí presentes, assim como as relações de poder que se estabeleciam em âmbito municipal e que, logicamente, estavam relacionadas ao contexto rio-grandense e brasileiro. E, por fim, no quarto eixo deste estudo, são analisadas as manifestações dos Gatos Pelados e dos Galinhas Gordas – apelidos dos alunos do Pelotense e do Gonzaga, respectivamente – junto à comunidade pelotense: a atuação dos grêmios estudantis, a imprensa estudantil, os festivais de teatro, os Pe-Gon's (jogos de futebol disputados entre o Pelotense e o Gonzaga) e as passeatas que os Gatos Pelados realizavam pela cidade. Busco, desta forma, caracterizar um habitus específico aos alunos do Pelotense e aos alunos do Gonzaga, a rivalidade que havia entre eles, identificando sua inserção nos espaços sociais e culturais de Pelotas. Os desdobramentos dessa disputa acarretaram pontos positivos, tais como a valorização do sentimento de pertencimento a um grupo, a participação da comunidade junto às atividades escolares, assim como, em decorrência da competitividade, o constante aprimoramento e busca de superação das dificuldades em relação ao ensino ministrado nas duas escolas. pt_BR
dc.format.extent 2031720 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.subject ESCOLA LAICA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO CATÓLICA pt_BR
dc.subject HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.other ESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDE pt_BR
dc.title Gatos Pelados x Galinhas Gordas: desdobramentos da educação laica e da educação católica na cidade de Pelotas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context