Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | BASTOS, Maria Helena Câmara | pt_BR |
dc.contributor.author | AMARAL, Giana Lange Do | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:35:26Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:35:26Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1914 | |
dc.description | Biblioteca Setorial de Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Através de uma visão que privilegia a participação discente, o presente estudo analisa aspectos que sustentam as diferenças ideológico-educacionais existentes em duas das mais antigas instituições escolares ainda em funcionamento na cidade de Pelotas: o Colégio Gonzaga, de ensino católico, e o Colégio Pelotense, de ensino laico, criado pela maçonaria. O clima de disputa ideológica que havia entre a Igreja Católica e a maçonaria, a partir da década de 1930, se transferiu de forma peculiar para os alunos do Pelotense e do Gonzaga. O significado e os desdobramentos dessas disputas no contexto socio-cultural da cidade de Pelotas são a principal questão a partir da qual se desenvolve esse estudo, que enfatiza as décadas de 1930 a 1960 – época de explícitas rivalidades entre as duas escolas; reflexo, também, da disputa que vinha ocorrendo no Brasil entre os princípios educacionais que as sustentavam: o ensino laico (não confessional) e o ensino católico. A pesquisa está dividida em quatro eixos. No primeiro, é apresentada uma contextualização histórica da cidade de Pelotas no período que abrange esse estudo. No segundo, são abordados aspectos sobre o laicismo e o catolicismo no campo educacional em Pelotas, através da análise dos periódicos O Templário (maçônico) e A Palavra (católico) e de observações sobre o embate dos dois grupos antagônicos que propunham reformas na educação nacional neste período: os católicos e os liberais (laicistas). No terceiro eixo, analisam-se aspectos da história dos colégios Gonzaga e Pelotense que levaram à constituição de sua identidade, tendo como base as influências político-ideológicas aí presentes, assim como as relações de poder que se estabeleciam em âmbito municipal e que, logicamente, estavam relacionadas ao contexto rio-grandense e brasileiro. E, por fim, no quarto eixo deste estudo, são analisadas as manifestações dos Gatos Pelados e dos Galinhas Gordas – apelidos dos alunos do Pelotense e do Gonzaga, respectivamente – junto à comunidade pelotense: a atuação dos grêmios estudantis, a imprensa estudantil, os festivais de teatro, os Pe-Gon's (jogos de futebol disputados entre o Pelotense e o Gonzaga) e as passeatas que os Gatos Pelados realizavam pela cidade. Busco, desta forma, caracterizar um habitus específico aos alunos do Pelotense e aos alunos do Gonzaga, a rivalidade que havia entre eles, identificando sua inserção nos espaços sociais e culturais de Pelotas. Os desdobramentos dessa disputa acarretaram pontos positivos, tais como a valorização do sentimento de pertencimento a um grupo, a participação da comunidade junto às atividades escolares, assim como, em decorrência da competitividade, o constante aprimoramento e busca de superação das dificuldades em relação ao ensino ministrado nas duas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 2031720 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA LAICA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO CATÓLICA | pt_BR |
dc.subject | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | ESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDE | pt_BR |
dc.title | Gatos Pelados x Galinhas Gordas: desdobramentos da educação laica e da educação católica na cidade de Pelotas | pt_BR |