Abstract:
ESTA DISSERTAÇÃO INVESTIGOU A COMPLEXA PROBLEMÁTICA DAS DROGAS ENTRE OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS. AO CONTRÁRIO DO QUE SE FOCALIZA COMUMENTE, BUSQUEI NESSA PESQUISA CONHECER A REALIDADE DOS ADOLESCENTES NÃO USUÁRIOS DE DROGAS, NA EXPECTATIVA DE IDENTIFICAR OS MOTIVOS QUE LEVAM ESSES JOVENS A RECUSÁ-LAS. ASSIM, PARA MELHOR COMPREENSÃO DESSA TEMÁTICA, PESQUISEI OS ASPECTOS LEGAIS SOBRE DROGAS, A FUNCIONALIDADE DO SISTEMA NERVOSO, AS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E SEUS EFEITOS ORGÂNICOS E, AINDA, OS PRINCIPAIS MODELOS DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS, BUSCANDO ENGAJAR EDUCAÇÃO E SAÚDE, PRINCIPALMENTE NO NÍVEL CEREBRAL. AS INFORMAÇÕES COLETADAS JUNTO AOS ALUNOS, EM DEPOIMENTOS E ENTREVISTAS, FORAM ANALISADAS QUALITATIVAMENTE, SERVINDO DE BASE PARA PLANEJAR ALGUMAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS, NO COLÉGIO ESTADUAL JÚLIO DE CASTILHOS. COM ESSAS ATIVIDADES, SERÁ PROMOVIDO UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO ÀS CONDIÇÕES PARA UMA VIDA COM MAIOR QUALIDADE E SAÚDE CEREBRAL. O JOVEM COM VIGOR MENTAL PODERÁ DESENVOLVER UM POTENCIAL REFLEXIVO MAIS ELEVADO, BEM COMO MELHOR CAPACIDADE CRÍTICA PARA PROMOVER MODIFICAÇÕES NO CONTEXTO SOCIAL EM QUE SE ENCONTRA INSERIDO, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO E PROGRESSO DO PAÍS. PORTANTO, ESTA PESQUISA PODERÁ SERVIR COMO SUBSÍDIO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, E TAMBÉM PARA TRABALHAR COM A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, NUM PROCESSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, RESSALTANDO A REALIDADE DO MUNDO DAS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA.