DSpace Repository

AS DROGAS SOB A PERSPECTIVA DE JOVENS ESTUDANTES DE 11 A 15 ANOS DA REDE PÚBLICA DE CUIABÁ EM 2002 E 2003: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Show simple item record

dc.contributor.advisor PAREDES, Eugenia Coelho pt_BR
dc.contributor.author MELO, Maria Evilasa Ximenes pt_BR
dc.coverage.spatial MT pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:33:30Z
dc.date.available 2009-03-14T18:33:30Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1869
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DROGAS QUE PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES, DA FAIXA ETÁRIA DE 11 A 15 ANOS, DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE CUIABÁ. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO PARA A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI E COLABORADORES. NO ANO DE 2002, EM CUIABÁ, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CARÁTER COLETIVO, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO EM 813 ESTUDANTES DE 30 ESCOLAS, DO PERÍODO DIURNO, DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS EM OITO ESCOLAS, LOCALIZADAS NO MESMO UNIVERSO, SENDO ENTREVISTADOS 40 SUJEITOS, NO ANO DE 2003. O MATERIAL COLETADO ATRAVÉS DOS QUESTIONÁRIOS FOI PROCESSADO PELO SOFTWARE SPSS, SENDO REALIZADAS ANÁLISES POR AGRUPAMENTOS SIMPLES E BIVARIADOS DE CORRELAÇÃO. O CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS PROPORCIONOU CONTEXTUALIZAR OS DADOS REFERENTES AOS QUESTIONÁRIOS E PARA CORROBORAR OU INFIRMAR OS DADOS ENCONTRADOS, O MATERIAL FOI PREPARADO E SUBMETIDO A UM SOFTWARE FRANCÊS DENOMINADO ALCESTE, QUE POSSIBILITA ANÁLISE QUANTITATIVA DE DADOS TEXTUAIS, ACRESCENTANDO-SE ASSIM, UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS TEXTUAIS, SOMANDO-SE UMA ANÁLISE QUALITATIVA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APRESENTARAM QUE A MAIORIA DOS JOVENS CONSIDERA E ACREDITA SEREM IMPORTANTES ÀS INFORMAÇÕES SOBRE AS DROGAS, BUSCANDO-AS, INICIALMENTE, SUAS FAMÍLIAS, ESPECIALMENTE NA FIGURA MATERNA, E PROFESSORES, PARA RETIRADAS DE DÚVIDAS E INDAGAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. OBSERVOU-SE QUE OS JOVENS APÓIAM-SE NOS CONHECIMENTOS QUE AS FIGURAS PARENTAIS POSSUEM SOBRE A TEMÁTICA. AS RS CONSTRUÍDAS SOBRE O TEMA, CONFIGURAM-SE NA FUGA DE PROBLEMAS, PELA CURIOSIDADE, NA EXPERIMENTAÇÃO. ADEMAIS, NOS RISCOS QUE PODEM PROPORCIONAR, ANCORADAS SOBRE DROGAS INTERDITADAS SOCIAL E LEGALMENTE. OBSERVOU-SE AINDA, RS DAS DROGAS NA DOENÇA E SOBRE OS SENTIMENTOS DE PERVERSIDADE, OBJETIVADAS NA FIGURA DE UM DOENTE MENTAL E LADRÃO, RESPECTIVAMENTE. NA ESCOLA, AS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO SÃO REALIZADAS ATRAVÉS DE TRABALHOS DE PESQUISA E EM SALA DE AULA. PALAVRAS- CHAVE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO, DROGAS, ADOLESCENTES. pt_BR
dc.format.extent 732509 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject DROGAS pt_BR
dc.subject REPRESENTAÇÕES SOCIAIS pt_BR
dc.subject ADOLESCENTES pt_BR
dc.subject.other JOVENS E SUBSTANCIAS PSICOATIVAS pt_BR
dc.title AS DROGAS SOB A PERSPECTIVA DE JOVENS ESTUDANTES DE 11 A 15 ANOS DA REDE PÚBLICA DE CUIABÁ EM 2002 E 2003: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context