dc.contributor.advisor |
GUIMARÃES, Maria Tereza Canezin |
pt_BR |
dc.contributor.author |
VASCONCELOS, Angela Dolores Baiocchi De |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
GO |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:32:40Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:32:40Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1865 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA UCG |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA É EXAMINAR QUAIS SÃO AS DIMENSÕES SIMBÓLICAS QUE PERMEIAM A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR DE JOVENS/ADOLESCENTES MULHERES NO ENSINO MÉDIO. MAIS ESPECIFICAMENTE, A PESQUISA PRETENDE INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NO UNIVERSO FEMININO DAS JOVENS/ADOLESCENTES COMO OPÇÃO DE INSERÇÃO NO UNIVERSO SOCIAL. PARA TANTO, PROCURA ANALISAR AS MEDIAÇÕES ENTRE CONTEXTO HISTÓRICO, A PRODUÇÃO TEÓRICA E AS QUESTÕES QUE DÃO SIGNIFICADO ÀS JOVENS/ADOLESCENTES PARA ATINGIREM ALTOS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES DE ENSINO MÉDIO. ESTE TRABALHO DEMONSTRA QUE HÁ UM PROCESSO EM CURSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE, INDICANDO A NECESSIDADE DE REPENSAR O SUCESSO ESCOLAR NA DIREÇÃO EM QUE A CATEGORIA GÊNERO ASSUME SIGNIFICAÇÃO. A INSERÇÃO DAS JOVENS/ADOLESCENTES NA SOCIEDADE ATUAL ESTÁ IMBRINCADA POR UM CONJUNTO DE FATORES DE NATUREZA ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA, QUE CRIAM E RECRIAM NOVAS NECESSIDADES, EXPECTATIVAS E REDIMENSIONAM A EDUCAÇÃO FORMAL, COMO ELEMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ASCENSÃO SOCIAL E DE SUCESSO PROFISSIONAL. UTILIZA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA BASEADA NA INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE JOVENS QUE CURSAM TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE GOIÂNIA. O ENFOQUE TEÓRICO CONSIDERA QUE ÊXITO OU FRACASSO ESCOLAR SÃO PRODUTOS DA FORMA COMO SE ORGANIZAM O SISTEMA ESCOLAR, O SISTEMA FAMILIAR, OS PADRÕES CULTURAIS E, OS FENÔMENOS MACROESTRUTURAIS, RESULTADOS DO PROCESSO HISTÓRICO EM MOVIMENTO NA SOCIEDADE. NO PERCURSO DE HISTÓRIAS DE VIDA, AS JOVENS/ADOLESCENTES/MULHERES APRESENTAM RELATOS QUE CONFIRMAM AS TEORIAS DE FORMAÇÃO DE HABITUS E ETHOS DE CLASSE SOCIAL COMO FUNDAMENTOS DE UMA REALIDADE QUE SE PROCESSA NO PLANO DE CONSTRUÇÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, TORNANDO O SUCESSO ESCOLAR ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO SOCIAL. ESSE PROJETO DE VIDA INSERE-SE NO PROCESSO HISTÓRICO E CONTEMPORÂNEO DE REDEFINIÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS DIANTE DAS MUDANÇAS DE CENÁRIOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS QUE SE RECOLOCAM E BUSCAM HEGEMONIA. |
pt_BR |
dc.format.extent |
614798 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS |
pt_BR |
dc.subject |
JUVENTUDE |
pt_BR |
dc.subject |
GÊNERO |
pt_BR |
dc.subject |
SUCESSO ESCOLAR |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO |
pt_BR |
dc.subject.other |
GÊNERO - gênero e escola |
pt_BR |
dc.title |
JOVENS/ADOLESCENTES, GÊNERO E SUCESSO ESCOLAR |
pt_BR |