Abstract:
NESTE TRABALHO, BUSCAMOS ANALISAR ALGUNS DOS SIGNIFICADOS QUE ESTÃO ANCORADOS À QUESTÃO AIDS E SUA PREVENÇÃO, COM O OBJETIVO DE CONHECER AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ADOLESCENTES NO MOMENTO EM QUE SE INICIA SUA VIDA SEXUAL. PARA TANTO, PROCURAMOS RELACIONAR O COMPORTAMENTO DESSES JOVENS COM AS REPRESENTAÇÕES QUE TÊM DA AIDS E SUA PREVENÇÃO, BUSCANDO ENCONTAR PISTAS PARA AS INDAGAÇÕES A SEREM LEVANTADAS NO DECORRER DO ESTUDO ORA DESENVOLVIDO. DIRECIONAMOS, PORTANTO, O PRESENTE ESTUDO PARA A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES QUE OS JOVENS TÊM A RESPEITO DO ASSUNTO, COMO, POR EXEMPLO, SE ELES SABEM O QUE É AIDS; O QUE SABEM SOBRE SUA TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO; COMO OBTÊM AS INFORMAÇÕES A RESPEITO DA DOENÇA E SUAS FORMAS DE PREVENÇÃO; COM QUEM FALAM SOBRE O ASSUNTO; COMO A ESCOLA DISCUTE (SE DISCUTE) COM ELES AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A DOENÇA; AS DIFICULDADES QUE TÊM OU NÃO DE ENTENDER O QUE SE FALA SOBRE A DOENÇA. ISTO, SEM DEIXAR DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO, PRINCIPALMENTE, A MANEIRA COMO AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS SÃO - OU NÃO - INTERIORIZADAS POR ESSES JOVENS. SE PUDERMOS ENTENDER MELHOR AS REPRESENTAÇÕES QUE ESTÃO SENDO ANCORADAS À AIDS E SUA PREVENÇÃO PELOS JOVENS, CAMINHAREMOS PARA QUESTIONAMENTOS E ENFRENTAMENTOS MAIS PRÓXIMOS DA REALIDADE, QUE PODERÃO OFERECER MAIOR CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, JOVENS E PAIS.