Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Paula Regina Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | QUADRADO, Raquel Pereira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:36Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:36Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1841 | |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA FURG E BIBLIOTECA SETORIAL DO PPGEA | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO FOI PRODUZIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS), COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR COMO A CULTURA CONSUMISTA VEM SENDO INSCRITA NOS CORPOS DOS/AS ADOLESCENTES, CONSTITUINDO MODOS DE SER E IDENTIDADES. PARA TANTO, ANALISEI NARRATIVAS DE ADOLESCENTES, ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE RIO RANDE/RS. ESSAS NARRATIVAS FORAM PRODUZIDAS A PARTIR DA METODOLOGIA DE GRUPO FOCAL, CONSTITUÍDO A PARTIR DO CURSO PAPO DE ADOLESCENTE. NESSE ESTUDO, ESTABELECI CONEXÕES COM OS ESTUDOS CULTURAIS, NAS SUAS VERTENTES PÓS-ESTRUTURALISTAS, DIALOGANDO COM AUTORES COMO BAUMAN BAUDRILLARD, CANCLINI, FISCHER, FOUCAULT, HALL, LOURO, NECKEL, GOELLNER, SANT?ANNA, SANTOS, SILVA SOUZA, VEIGA-NETO, ENTRE OUTROS. ENTENDO QUE A SOCIEDADE CAPITALISTA REFORÇA UMA CULTURA DE CONSUMO QUE VEM PRODUZINDO NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS CADA VEZ MAIORES, (RE)PRODUZINDO E VALORIZANDO DISCURSOS COMO O DA SAÚDE, DO SEXO, DA BELEZA, DA JUVENTUDE, ENTRE OUTROS. ESSES ESTUDOS VÊM INTERPELANDO DE MODO ESPECIAL, OS/AS ADOLESCENTES, INSCREVENDO-SE EM SEUS CORPOS E CONSTITUINDO SUAS NECESSIDADES. AO PERCEBER OS MOVIMENTOS DE ANÁLISE, OPTEI POR PERCORRER, INICIALMENTE, TODOS OS ENCONTROS DO REFERIDO CURSO, A FIM DE ANALISAR A MULTIPLICIDADE DE DISCURSOS E ESTRATÉGIAS PRESENTES NAS NARRATIVAS, QUE VÊM PRODUZINDO OS CORPOS DESSES/AS ADOLESCENTES, ENSINANDO-LHES MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO. EM SEGUIDA, ANALISEI AS NARRATIVAS REFERENTES A DOIS EIXOS TEMÁTICOS QUE EMERGIRAM: GÊNERO E CONSUMO: O CURSO PAPO DE ADOLESCENTE POSSIBILITOU O ESTABELECIMENTO DE UMA COMUNIDADE DE INTERLOCUTORES ? ADOLESCENTES E PESQUISADORA QUE ATRAVÉS DAS SUAS NARRATIVAS TIVERAM A POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAR, DISCUTIR, CONSTRUIR E RECONSTRUIR ALGUNS SIGNIFICADOS A RESPEITO DOS CORPOS E DA SOCIEDADE DE CONSUMO NOS CORPOS DOS/AS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DA PESQUISA, TAIS COMO AS INSCRIÇÕES DE GÊNERO, DE BELEZA, DE ?NORMALIDADE?, DE ?PADRÕES? DE CONSUMO E DE SEXUALIDADE. TAMBÉM FOI POSSÍVEL PERCEBER EFEITOS DOS DISCURSOS QUE CIRCULAM NAS DIVERSAS INSTÂNCIA E PEDAGOGIAS CULTURAIS, COMO A FAMÍLIA, A ESCOLA E, SOBRETUDO, A MÍDIA, E QUE VÊM ENGENDRANDO FORMAS ?LEGÍTIMAS? DE PENSAR E VIVER A ADOLESCÊNCIA, INSTITUINDO ?PADRÕES? DE CONSUMO ?CARACTERÍSTICOS? DESTE GRUPO SOCIAL. AS ANÁLISES FEITAS DÃO INDÍCIOS DA CENTRALIDADE QUE O CONSUMO VEM OCUPANDO NAS RELAÇÕES SOCIAIS E NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS DIVERSAS INSTÂNCIAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA. LUGAR DE DISTINÇÃO SIMBÓLICA, DE AFIRMAÇÃO DE PERTENCIMENTO A GRUPOS SOCIAIS E DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES, O CONSUMO VEM FABRICANDO ADOLESCENTES GENERIFICADOS E INSCREVENDO EM SEUS CORPOS AS MARCAS DE SUA CULTURA. | pt_BR |
dc.format.extent | 1592623 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.subject | CONSUMO | pt_BR |
dc.subject | CORPO | pt_BR |
dc.subject | IDENTIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - gênero e escola | pt_BR |
dc.title | ADOLESCENTES: CORPOS INSCRITOS PELO GÊNERO E PELA CULTURA DE CONSUMO? | pt_BR |