DSpace/Manakin Repository

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO "FICAR": CAMINHOS PARA COMPREENDER A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor LIMA, Rita De Cássia Pereira pt_BR
dc.contributor.author GONINI, Fatima Aparecida Coelho pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:35Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:35Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1838
dc.description JOSEFINA DE SOUZA LACERDA pt_BR
dc.description.abstract ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ?FICAR?, OBSERVANDO POSSÍVEIS RELAÇÕES QUE PODEM SER ESTABELECIDAS COM A VIOLÊNCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 13 ADOLESCENTES DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO/SP. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS) E EM ESTUDOS QUE ABORDAM OS TEMAS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE E VIOLÊNCIA. O ESTUDO FOI REALIZADO DURANTE O 1º SEMESTRE ESCOLAR DE 2005 NO PERÍODO DA TARDE. A PESQUISA DE CAMPO REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA CONSTITUIU-SE DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, SEMI-ESTRUTURADAS E A SEGUNDA DE UMA ATIVIDADE COM OS PARTICIPANTES, EM QUE LHES FOI SOLICITADO QUE EXPRESSASSEM, EM UMA FOLHA DE PAPEL, COM DESENHOS E TEXTOS, OS ASSUNTOS ABORDADOS NA ENTREVISTA QUE LHES VINHAM EM MENTE. A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS FUNDAMENTOU-SE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, MODALIDADE TEMÁTICA. NAS ENTREVISTAS FORAM DEFINIDOS TRÊS TEMAS-CHAVE ?ESCOLA?, ?VIOLÊNCIA? E ?FICAR?. NAS EXPRESSÕES GRÁFICAS FOI IDENTIFICADO UM TEMA-CHAVE: ?RELAÇÃO VIOLÊNCIA-FICAR?. NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, NAS DUAS ETAPAS, FOI IDENTIFICADO UM NÚCLEO FIGURATIVO EM TORNO DO RELACIONAMENTO AMOROSO TRADICIONAL, PAUTADO NA FIDELIDADE. OBSERVOU-SE UMA AMBIGÜIDADE QUE PODE CAUSAR CONFLITO NO ADOLESCENTE, VISTO QUE, POR UM LADO, A PRÁTICA DO ?FICAR? É COMUM NO GRUPO, REVELANDO UM TIPO DE RELACIONAMENTO ATUAL, SEM ENVOLVER COMPROMISSO. POR OUTRO LADO, OS VALORES SOCIAIS E MORAIS DESSES EDUCANDOS SOBRE RELAÇÕES AFETIVAS SE ANCORAM EM UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL QUE VALORIZA A UNIÃO ESTÁVEL MONOGÂMICA E O CASAMENTO TRADICIONAL. ASSIM, EMBORA ?FIQUEM?, ESSA PRÁTICA PROVOCA CIÚME E SENTIMENTO DE POSSE, PROVOCANDO VIOLÊNCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. OS RESULTADOS PODEM OFERECER SUBSÍDIOS PARA QUE A ESCOLA REFLITA SOBRE SEU PAPEL QUANTO A ABORDAR O ?FICAR?, REPENSANDO AS INTERAÇÕES QUE SE MANIFESTAM NO COTIDIANO ESCOLAR ENVOLVENDO O TEMA. pt_BR
dc.format.extent 2016178 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA pt_BR
dc.subject VIOLÊNCIA NA ESCOLA pt_BR
dc.subject RELAÇÕES DE GÊNERO pt_BR
dc.subject SEXUALIDADE pt_BR
dc.subject REPRESENTAÇÃO SOCIAL pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - gênero e escola pt_BR
dc.title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO "FICAR": CAMINHOS PARA COMPREENDER A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto