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dc.contributor.advisor | LIMA, Rita De Cássia Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | GONINI, Fatima Aparecida Coelho | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:35Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:35Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1838 | |
dc.description | JOSEFINA DE SOUZA LACERDA | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ?FICAR?, OBSERVANDO POSSÍVEIS RELAÇÕES QUE PODEM SER ESTABELECIDAS COM A VIOLÊNCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 13 ADOLESCENTES DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO/SP. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS) E EM ESTUDOS QUE ABORDAM OS TEMAS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE E VIOLÊNCIA. O ESTUDO FOI REALIZADO DURANTE O 1º SEMESTRE ESCOLAR DE 2005 NO PERÍODO DA TARDE. A PESQUISA DE CAMPO REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA CONSTITUIU-SE DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, SEMI-ESTRUTURADAS E A SEGUNDA DE UMA ATIVIDADE COM OS PARTICIPANTES, EM QUE LHES FOI SOLICITADO QUE EXPRESSASSEM, EM UMA FOLHA DE PAPEL, COM DESENHOS E TEXTOS, OS ASSUNTOS ABORDADOS NA ENTREVISTA QUE LHES VINHAM EM MENTE. A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS FUNDAMENTOU-SE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, MODALIDADE TEMÁTICA. NAS ENTREVISTAS FORAM DEFINIDOS TRÊS TEMAS-CHAVE ?ESCOLA?, ?VIOLÊNCIA? E ?FICAR?. NAS EXPRESSÕES GRÁFICAS FOI IDENTIFICADO UM TEMA-CHAVE: ?RELAÇÃO VIOLÊNCIA-FICAR?. NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, NAS DUAS ETAPAS, FOI IDENTIFICADO UM NÚCLEO FIGURATIVO EM TORNO DO RELACIONAMENTO AMOROSO TRADICIONAL, PAUTADO NA FIDELIDADE. OBSERVOU-SE UMA AMBIGÜIDADE QUE PODE CAUSAR CONFLITO NO ADOLESCENTE, VISTO QUE, POR UM LADO, A PRÁTICA DO ?FICAR? É COMUM NO GRUPO, REVELANDO UM TIPO DE RELACIONAMENTO ATUAL, SEM ENVOLVER COMPROMISSO. POR OUTRO LADO, OS VALORES SOCIAIS E MORAIS DESSES EDUCANDOS SOBRE RELAÇÕES AFETIVAS SE ANCORAM EM UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL QUE VALORIZA A UNIÃO ESTÁVEL MONOGÂMICA E O CASAMENTO TRADICIONAL. ASSIM, EMBORA ?FIQUEM?, ESSA PRÁTICA PROVOCA CIÚME E SENTIMENTO DE POSSE, PROVOCANDO VIOLÊNCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. OS RESULTADOS PODEM OFERECER SUBSÍDIOS PARA QUE A ESCOLA REFLITA SOBRE SEU PAPEL QUANTO A ABORDAR O ?FICAR?, REPENSANDO AS INTERAÇÕES QUE SE MANIFESTAM NO COTIDIANO ESCOLAR ENVOLVENDO O TEMA. | pt_BR |
dc.format.extent | 2016178 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA NA ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | RELAÇÕES DE GÊNERO | pt_BR |
dc.subject | SEXUALIDADE | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - gênero e escola | pt_BR |
dc.title | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO "FICAR": CAMINHOS PARA COMPREENDER A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR | pt_BR |