Abstract:
O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO TORNAR VISÍVEIS AS QUESTÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR, BUSCANDO, NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VITÓRIA, O ENTENDIMENTO SOBRE ESSAS RELAÇÕES NA VISÃO E CONCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS ADOLESCENTES, CONSIDERANDO A INTERAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR COM O ESPAÇO DA CASA E O ESPAÇO DA RUA. PARA TAL, POSSIBILITOU DEPOIMENTOS EM QUE OS AGENTES SE MANIFESTARAM PELA ESCRITA E PELA FALA, SOMANDO-SE A ESSES DADOS, IMPRESSÕES ORIUNDAS DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DOS SUJEITOS EM SEUS VÁRIOS MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO NO PROCESSO GRUPAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS DIFERENTES FORMAS SOCIOCULTURAIS CONSTITUINTES DE MENINOS E MENINAS ACABAM POR INTERFERIR NÃO SOMENTE NA VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA DESTES INDIVÍDUOS, COMO TAMBÉM NAS RELAÇÕES QUE A PERMEIAM NOS DIFERENTES ESPAÇOS. MOSTRARAM, AINDA, QUE, EMBORA OS CENÁRIOS SOCIAIS APRESENTEM MUDANÇAS, NA PRÁTICA, TANTO MENINOS QUANTO MENINAS AINDA SE VÊEM PRESOS A PADRÕES SOCIAIS CONSERVADORES, QUE SÃO REAFIRMADOS NA FAMÍLIA E NA ESCOLA LEVANDO-OS A REPRODUZIR A IMAGEM DO ESPELHO, AINDA QUE POR VEZES REJEITEM ESSA MESMA IMAGEM.