dc.description.abstract |
ESTE TRABALHO PROCURA COMPREENDER COMO UM CONJUNTO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE SE CONSOLIDOU EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ORIENTAÇÃO DA SEXUALIDADE NESTA FASE DA VIDA E, AO MESMO TEMPO, COMO ESTAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CARÁTER GENERALIZANTE ERAM (RE) APROPRIADAS NA SINGULARIDADE DE UMA SALA DE AULA. A PARTIR DO ESTUDO DE DUAS POLÍTICAS PÚBLICAS, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN`S) E O "PROJETO AIDS E A ESCOLA", E DE UM PROJETO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ORSINA DA FONSECA/TIJUCA-RJ, PRETENDO CONTRIBUIR PARA O DESVELAMENTO DE ASPECTOS DAS CLASSIFICAÇÕES SOBRE AS FASES DA VIDA NA SOCIEDADE BRASILEIRA, SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E HOMOSSEXUALIDADE, SOBRE OS RITOS NECESSÁRIOS PARA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA À IDADE ADULTA, SOBRE AS INTRINCADAS RELAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES NO COTIDIANO DE DOCENTES E DISCENTES NO CENÁRIO ESCOLAR, SOBRE O ESTADO DAS RELAÇÕES DE FORÇA ENTRE AS GERAÇÕES E A CONSOLIDAÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES COLETIVAS EM PROBLEMAS SOCIAIS PASSÍVEIS DE RECEBIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. |
pt_BR |