Abstract:
ESTA DISSERTAÇÃO ANALISA O IMPACTO QUE A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES, PRINCIPALMENTE, A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, TEM PARA A ESCOLA. TRATA-SE DE UM ESTUDO COMPARATIVO, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, REALIZADO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL LOCALIZADAS EM JACAREPAGUÁ, NO ÂMBITO DA 7ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. TAL ESTUDO CONTEXTUALIZA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DIRIGIDAS AOS ADOLESCENTES, DESTACANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIRECIONADAS AO EXERCÍCIO DA SEXUALIDADE E A SAÚDE REPRODUTIVA. O FOCO PRINCIPAL É O MATERIAL QUALITATIVO, ORIUNDO DE ENTREVISTAS SEMIDIRIGIDAS REALIZADAS COM 46 ESCOLARES MATRICULADOS ENTRE A 5ª E A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM IDADES DE 11 A 17 ANOS; 21 PROFESSORES, SENDO QUE CINCO ESTAVAM OCUPANDO A FUNÇÃO DE DIREÇÃO E DOIS A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. BUSCOU-SE INTERROGAR ESSES SUJEITOS SOCIAIS ACERCA DE COMO AS QUESTÕES LIGADAS À SEXUALIDADE E À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA SÃO TRATADAS NO ESPAÇO ESCOLAR. O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO TEVE COMO BASE A ANÁLISE DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO UM DOS REFLEXOS DA QUESTÃO SOCIAL DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS VIGENTES. UTILIZOU-SE TAMBÉM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A LEGISLAÇÃO EM VIGOR QUE RESPALDA AS AÇÕES RELACIONADAS À TEMÁTICA. O UNIVERSO DA PESQUISA, AINDA QUE RESTRITO, TRAZ À TONA A ORIENTAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS TENDO COMO PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL A INTERPRETAÇÃO/ROTULAÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO UM PROBLEMA SOCIAL, HOMOGENEIZANDO UMA CATEGORIA TÃO HETEROGÊNEA.