DSpace Repository

GESTOS DO SILÊNCIO: PARA ESCONDER A DIFERENÇA

Show simple item record

dc.contributor.advisor RANGEL, Mary Therezinha Alexandre Simen pt_BR
dc.contributor.author CAETANO, Marcio Rodrigo Vale pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:31Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:31Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1819
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DO GARGOATÁ pt_BR
dc.description.abstract DIRECIONAMOS NOSSA DISSERTAÇÃO DE MODO A APONTAR ALGUNS CAMINHOS QUE AMPLIARAM A VISIBILIDADE DE HOMOSSEXUAIS E OS CONFRONTAMOS COM OS DADOS COLHIDOS NA PESQUISA DE CAMPO QUE INDICARAM A INVISIBILIDADE DOS SUJEITOS HOMOSSEXUAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES. MESMO RECONHECENDO AS REDES DE RELAÇÕES E ESPAÇOS QUE ESSES INDIVÍDUOS ATUAM COTIDIANAMENTE (FAMÍLIA, RELIGIÃO, TRABALHO ENTRE VÁRIOS OUTROS), DADO A OCULTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA NOS ESPAÇOS ESCOLARES, NÃO EXISTINDO, NOS ÓRGÃOS OFICIAIS LEVANTAMENTOS ACERCA DAS AGRESSÕES SOFRIDAS EM ÂMBITO FÍSICO E PSÍQUICO, NEM AS FORMAS COMO SÃO TRATADAS COTIDIANAMENTE A TEMÁTICA E SUJEITO HOMOSSEXUAL NA ESCOLA, NOS VALEMOS DOS RELATOS DOS/DAS FREQÜENTADORES/AS E ATIVISTAS DA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL GRUPO ARCO-ÍRIS DE CONSCIENTIZAÇÃO HOMOSSEXUAL PARA ALCANÇAR O NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO QUE É ESTABELECER O DIÁLOGO ENTRE O NÚCLEO DAS IMAGENS DAS EXPECTATIVAS CONSTRUÍDAS PARA A ESCOLA E OS GESTOS DO SILÊNCIO PARA ESCONDER AS DIFERENÇAS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR PARA INVISIBILIZAR OS/AS HOMOSSEXUAIS. A DIFICULDADE DE ALCANÇAR A EXTENSÃO DAS QUESTÕES CULTURAIS QUE ENVOLVEM ESSE TEMA, INCLUINDO DADOS ESTATÍSTICAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA, EM DIVERSAS FORMAS E SITUAÇÕES, JÁ FOI SINALIZADO PELOS AUTORES QUE DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. A INVISIBILIDADE É APONTADA COMO A MAIOR FRONTEIRA ENTRE A HIPÓTESE E O CONHECIMENTO. ISSO DECORRE DO SILENCIAMENTO, PROVOCADO, SOBRETUDO PELO MEDO, QUE RESULTA EM UM CONTROLE RIGOROSO DOS GESTOS E DA VOZ, PARA NÃO SEREM RECONHECIDOS. NO ENTANTO, BUSCANDO UM DIÁLOGO ENTRE ANDRADE (2002), BHABHA (2003), BRITZMAN (1996), CERTEAU (1996, 1998), ELIAS (1994), GOFFMAN (1974, 1985), LOURO (2001) E RANGEL (1994) ENTRE VÁRIOS OUTROS AUTORES E AUTORAS NOS COLOCAMOS A VISUALIZAR, ANALISAR E COMPREENDER AS REDES DE SOCIABILIDADES E, SOBRETUDO, AS FORMAS ENCONTRADAS POR ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS QUE NA VIGILÂNCIA, SÃO CAPAZES DE EXERCER SUAS SEXUALIDADES. pt_BR
dc.format.extent 1806446 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE pt_BR
dc.subject LGBT pt_BR
dc.subject ESPAÇO ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - identidades de gênero pt_BR
dc.title GESTOS DO SILÊNCIO: PARA ESCONDER A DIFERENÇA pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context