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A EDUCAÇÃO ESCOLAR TEM TIDO DIFICULDADE PARA DAR CONTA DO DEBATE SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA. NO CASO DA HOMOSSEXUALIDADE PARECEM PREDOMINAR VISÕES MAIS CONSERVADORAS. A HOMOSSEXUALIDADE PODE SER VISTA SIMPLESMENTE COMO UMA OU ÚNICA PREFERÊNCIA DOS DESEJOS AMOROSOS E SEXUAIS POR PESSOAS DO MESMO SEXO. O MOVIMENTO DE GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSGÊNEROS TÊM CONQUISTADO IMPORTANTES AVANÇOS POLÍTICOS E JURÍDICOS. ATRAVÉS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCNS, A ESCOLA TEM A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR ORIENTAÇÃO SEXUAL COM SEUS ALUNOS, INCLUINDO CONCEITOS BÁSICOS E INFORMAÇÕES SOBRE HOMOSSEXUALIDADE. A PESQUISA SE DESENVOLVEU NUMA PERSPECTIVA QUALITATIVA. ENVOLVENDO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DE SEXUALIDADE, HOMOSSEXUALIDADE, MOVIMENTO HOMOSSEXUAL, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE; ESCOLHA DE SUJEITOS ONDE FORAM ESTABELECIDOS CRITÉRIOS DE QUE SERIAM JOVENS HOMOSSEXUAIS "ASSUMIDOS", MAIORES OU IGUAL A DEZOITO ANOS, ESTUDANDO OU NÃO. FORAM ESCOLHIDOS DOIS JOVENS HOMOSSEXUAIS. FORAM APLICADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM PERGUNTAS ACERCA DE SUA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA, PROFESSORES, COLEGAS DE SALA, ESCOLA COMO ESPAÇO OU LUGAR E, CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS DIRECIONADOS AO PÚBLICO HOMOSSEXUAL. ALÉM DAS ENTREVISTAS COM JOVENS ESTUDANTES HOMOSSEXUAIS, TAMBÉM FOI REALIZADA ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO. NA ENTREVISTA PROCUROU-SE SABER SOBRE COMO É ENCARADA A HOMOSSEXUALIDADE PELOS PROFESSORES, COMO É A PRESENÇA DA HOMOSSEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E COMO OS PROFESSORES TRATAM A HOMOSSEXUALIDADE NA SALA DE AULA. PERCEBEU-SE QUE OS JOVENS POR ASSUMIREM SUA HOMOSSEXUALIDADE SÃO REPUDIADOS PELOS COLEGAS, PROFESSORES E TAMBÉM PELA FAMÍLIA. QUANDO PERGUNTADOS A RESPEITO DA ESCOLA SER UM ESPAÇO TAMBÉM PARA JOVENS HOMOSSEXUAIS, DISSERAM AINDA NÃO SER, POIS MUITOS COLEGAS AINDA PREFEREM NÃO TER UM COLEGA HOMOSSEXUAL E GRANDE PARTE DOS PROFESSORES AINDA DEMONSTRAM REJEIÇÃO. A ESCOLA É CONSIDERADA UM ESPAÇO DE RELAÇÕES SOCIAIS, ONDE AMIZADES SÃO FEITAS E O MUNDO VAI SE CONSTITUINDO JUNTAMENTE COM A CONSTRUÇÃO DE SUA AUTONOMIA. PORÉM, CONSTATOU-SE, QUE NESSE ESPAÇO EXISTEM ENTRAVES DE RELAÇÕES QUANTO À HOMOSSEXUALIDADE, OS PROFESSORES ENFRENTAM DIFICULDADES NO MANEJO ESCOLAR QUANDO ESTUDANTES ABERTAMENTE HOMOSSEXUAIS SÃO DISCRIMINADOS POR COLEGAS, O QUE ACARRETA PREJUÍZOS À APRENDIZAGEM DESSES JOVENS DISCRIMINADOS E NA INTERAÇÃO DELES COM COLEGAS E PROFESSORES. É NA JUVENTUDE QUE O INTERESSE ERÓTICO PASSA A SER SOCIALMENTE PERMITIDO E SUA PRÁTICA CONSENTIDA: A ESCOLHA AMOROSA ECLODE, E NA HOMOSSEXUALIDADE ESSA ECLOSÃO PODE TRAZER CONFLITOS QUE PERMEIAM SUAS RELAÇÕES AFETIVAS E SOCIAIS. OS JOVENS PASSAM A ACREDITAR QUE A ESCOLA NÃO É UM ESPAÇO PRÓPRIO PARA ELES, ASSIM CRIAM SEUS ESPAÇOS PARA PODER SE PERMITIR ÀS MANIFESTAÇÕES DE AFETO E EROTISMO PARA TER SEUS TERRITÓRIOS DE CONVIVÊNCIA, EVITAR CONSTRANGIMENTOS E, MESMO AGRESSÕES PELAS QUAIS PODERIAM PASSAR EM OUTROS LUGARES. NA ESCOLA, A QUESTÃO REVESTE-SE DE RELEVÂNCIA SUBSTANTIVA: EDUCAR EM RELAÇÃO À HOMOSSEXUALIDADE PERMITE QUE OS JOVENS NÃO SEJAM ESTIGMATIZADOS POR SUAS ESCOLHAS ERÓTICAS, E TENHAM O DIREITO DE VIVENCIÁ-LA COM DIGNIDADE COMO CIDADÃOS. |
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