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A EXCLUSÃO BRANDA DO HOMOSSEXUAL NO AMBIENTE DA ESCOLA

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dc.contributor.advisor RIBEIRO, Marlene pt_BR
dc.contributor.author CORREA, Lisete Bertotto pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:29Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:29Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1810
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract A INVESTIGAÇÃO, INSCRITA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, PROBLEMATIZA AS CATEGORIAS INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO QUE REFERE AO CONTEXTO ESCOLAR. ESTAR INCLUÍDO É APENAS ESTAR MATRICULADO E FREQÜENTAR A ESCOLA? MAIS DO QUE ESTAR NO GRUPO É NECESSÁRIO O SENTIMENTO DE PERTENÇA. SEM ESTE, DIFICILMENTE O SUJEITO SE SENTIRÁ INTEGRADO AOS DEMAIS. MEU RECORTE DE PESQUISA VAI ENFOCAR A EXCLUSÃO BRANDA DO HOMOSSEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XXI, UMA ERA DE MUITOS DIREITOS, ESPECIALMENTE EM PORTO ALEGRE, CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL, QUE JÁ VINHA HÁ QUATORZE ANOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA DE ESQUERDA, NAQUILO QUE DIZ E NO MODO COMO OPERA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO. TRAZEMOS PARA AS UNIVERSIDADES, AS RUAS E OS PARQUES DA CIDADE O FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO. POVOAMOS DE JUVENTUDE DE TODAS AS PARTES DO MUNDO, A ORLA DO GUAÍBA, DO GASÔMETRO AO PORTAL DO SOL NO PARQUE DA HARMONIA. O MUNDO ESTEVE EM PORTO ALEGRE EM JANEIRO DE 2003. SEM DÚVIDA O DISCURSO POLÍTICO NESTE MOMENTO É O DA INCLUSÃO. É O CONTEXTO DO "POLITICAMENTE CORRETO" QUE CHEGOU ATÉ NÓS, "EMERGENTES", COMO SUBPRODUTO CULTURAL DOS PAÍSES "EMERGIDOS". MEU OBJETO DE PESQUISA É O ALCANCE DA OPERACIONALIZAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS (TEMÁTICAS FORMADORAS DE CIDADANIA) REFERENTES AOS DIREITOS HUMANOS QUE DEVERIAM PERPASSAR POR TODAS AS MATÉRIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO MÉDIO, NO QUE SE REFERE À LIVRE ORIENTAÇÃO SEXUAL. O DISCURSO POLÍTICO DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS, A MUDANÇA NOS COSTUMES, NA LEGISLAÇÃO, A IMPLANTAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA - 2000) E OS ANOS DE CONSTRUTIVISMO BASEADO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET (1976) E NAS TEORIAS DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE , MODIFICARAM, NO ESPAÇO ESCOLAR O PRECONCEITO CONTRA OS JOVENS QUE PREFEREM NAMORAR OU "FICAR" COM PESSOAS DO MESMO SEXO?. ESTE ESTUDO NÃO TEM COMO FOCO A IDENTIDADE HOMOSSEXUAL. PORÉM, SERÁ NECESSÁRIO ATRAVESSAR ALGUNS MILÊNIOS E INVADIR O CAMPO DA HISTÓRIA, DA SOCIOLOGIA, DA FILOSOFIA E DA ANTROPOLOGIA, PARA ENTENDER PORQUE A MODERNIDADE, UMA ÉPOCA DE TANTOS DIREITOS, MANTÉM ESSE PRECONCEITO SOBRE A QUESTÃO HOMOSSEXUAL. RELACIONAR ESTE ENTENDIMENTO COM A CONCEPÇÃO DO SUJEITO "NORMAL" E SEUS DESVIANTES, A INFLUÊNCIA DO HIGIENISMO E A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO NORMATIZADORA CONSTITUEM O CAMPO TEÓRICO DESTA INVESTIGAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER HISTÓRICO, QUE SE SERVE DE UMA ESTRATÉGIA ANALÍTICA INSPIRADA NAS PROPOSIÇÕES DE PODER/SABER, SUBJETIVIDADE DE MICHEL FOUCAULT E NA OBRA FILOSÓFICA DE GILLES DELEUZE, EMBORA NÃO EXCLUSIVAMENTE, PARA A MEDIAÇÃO DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE HOMOSSEXUAIS MAIS VELHOS FAZENDO O CONTRAPONTO COM A ANÁLISE DO CONTEXTO DAS ESCOLAS VISITADAS . pt_BR
dc.format.extent 975376 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject AMBIENTE ESCOLAR pt_BR
dc.subject LGBT pt_BR
dc.subject EXCLUSÃO pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - identidades de gênero pt_BR
dc.title A EXCLUSÃO BRANDA DO HOMOSSEXUAL NO AMBIENTE DA ESCOLA pt_BR


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