Abstract:
O FIO CONDUTOR DESTE TRABALHO CONSISTE EM MAPEAR ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS UM DOS ESCAPAMENTOS, VAZAMENTOS, QUE SÃO AS ESCRITAS/ DESENHOS DITOS CLANDESTINOS DAS PORTAS DOS BANHEIROS TANTO MASCULINOS COMO FEMININOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. OS ESCRITOS/DESENHOS SÃO MODOS DE EXPRESSAR DESEJOS QUE POVOAM A ESCOLA. PENSO NOS GRAFITOS COMO ESTRATÉGIAS, DISPOSITIVOS, ARRANJAMENTOS PARA AS PRODUÇÕES DE DIFERENÇAS, TANTO EM INSTÂNCIAS INDIVIDUAIS, COMO NAS COLETIVAS, ONDE SEMPRE FICAM FRAGMENTOS, PEDAÇOS DE NÓS, RESÍDUOS, RESTOS, RASTROS. A PROPOSTA DAS FOTOGRAFIAS DÁ VISUALIDADE AOS MAPAS EM CONSTRUÇÃO, AOS QUADROS AVISOS, AOS EFEITOS DESTA ESCRITA. ESCOLHI OS ESCRITOS DAS PORTAS DOS BANHEIROS COM O OBJETIVO DE DAR LUZ E VOZ AOS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS AFECTADOS, JÁ QUE NO ESPAÇO PÚBLICO DIFICILMENTE SERIA POSSÍVEL ESTA PROBLEMATIZAÇÃO. NESTA PESQUISA, PROCURO DIZER E FAZER VER ALGUMAS SUBJETIVIDADES E SEXUALIDADES, NÃO COMO UMA FORMA ÚNICA QUE CONSTRUÍMOS, CARREGAMOS E INCORPORAMOS. BUSCO OUTROS SENTIDOS PARA PENSAR AS SEXUALIDADES E O SUJEITO, CENTRANDO-SE NO DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE. AS TÉCNICAS DE CONTROLE E INTERVENÇÃO SOBRE OS CORPOS SEMPRE VIABILIZAM ESCAPAMENTOS. ESTE ESCAPAMENTO TEM O CORPO MÁQUINA COMO VEÍCULO DE PASSAGEM DOS FLUXOS E ENREDOS.