Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Berta Weil | pt_BR |
dc.contributor.author | FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:26Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:26Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2000 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1798 | |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER OS SENTIMENTOS E AS VIVÊNCIAS QUE PERPASSAM A VIDA DOS ADOLESCENTES DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, RELACIONADAS AO FENÔMENO DA SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR E RENOVAR A REFLEXÃO NO QUE SE REFERE À ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO EDUCADOR NA ESCOLA. ESTA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO LOCUS UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO ALEGRE. A METODOLOGIA UTILIZADA É QUALITATIVA, DE CUNHO FENOMENOLÓGICO, PRETENDENDO COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DAS VIVÊNCIAS E DOS SENTIMENTOS DOS ADOLESCENTES RELACIONADOS AO FENÔMENO DA SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. NESTA PERSPECTIVA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS, COM 11 ALUNOS DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADES ENTRE 14 E 16 ANOS. ESTE INSTRUMENTO OPORTUNIZOU A COLETA DE INFORMAÇÕES DE FORMA A DESVELAR O MUNDO-VIVIDO DOS PARTICIPANTES. A ANÁLISE DOS ACHADOS DA PESQUISA FOI FEITA PELO MÉTODO FENOMENOLÓGICO, PROPOSTO POR GIORGI (1985 E 1997) E COMIOTTO (1992). ATRAVÉS DA INTERSUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS PESQUISADOS, FORAM DESVELADAS VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS, POSSIBILITANDO A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DE MODO A DESVELÁ-LO PARA CHEGAR ÀS ESSÊNCIAS E ÀS DIMENSÕES QUE CONSTITUEM O MUNDO DA VIDA DOS ADOLESCENTES. TODAS AS ESSÊNCIAS INTERAGEM, FORMANDO ENTRE SI UMA CORRENTE SISTÊMICA, EM QUE UMA COMPLETA A OUTRA, DE MODO SIMILAR AO QUE OCORRE NO CICLO VITAL DO SER HUMANO. AS QUATRO ESSÊNCIAS ENCONTRADAS, COM SUAS DEVIDAS DIMENSÕES SÃO: LAÇOS FAMILIARES NA CONSTRUÇÃO DA SEXUALIDADE, DESVELADA PELA IDENTIDADE SEXUAL E PELAS RELAÇÕES PARENTAIS; ENVOLVIMENTO DA ESCOLA COM A SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE, EVIDENCIADA NAS FALAS E SILÊNCIOS, FRACASSOS E EXCLUSÕES; AMIGOS: CADINHO DE EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS, FUNDAMENTADA NAS TROCAS, DIÁLOGOS E NO USO DE DROGAS. AINDA, VIVÊNCIAS PRECOCES DA SEXUALIDADE: EXPERIÊNCIAS, SENTIMENTOS E EMOÇÕES, CONSTITUÍDAS PELAS EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E PESSOAIS DO FICAR, TRANSAR E NAS PREOCUPAÇÕES COM A GRAVIDEZ E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. A COMPRENSÃO DE SUAS VIVÊNCIAS ADOLESCENTES PERMEIA SEUS MUNDOS-VIVIDOS EM BUSCA DE RESSIGNIFICAÇÃO. A PARTIR DAS CONSTATAÇÕES DESTA INVESTIGAÇÃO, PRETENDE-SE FUNDAMENTAR UMA NECESSÁRIA MUDANÇA NA AÇÃO EDUCATIVA, APONTANDO PARA UM NOVO PROJETO DA AÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA, QUE CONTEMPLE AS PREOCUPAÇÕES, AS NECESSIDADES E OS SENTIMENTOS DOS ADOLESCENTES. ENCAMINHA-SE TAMBÉM, PARA CRIAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES, PARA QUE ELES POSSAM: INTERAGIR NA ESCOLA E NA COMUNIDADE; TRABALHAR DE FORMA INTEGRADA COM A FAMÍLIA; RESPONDER ÀS NECESSIDADES EVIDENCIADAS PELOS ADOLESCENTES. A BASE DO PROCESSO SE FUNDAMENTA NA RELAÇÃO DIALÉTICA E DIALÓGICA ENTRE PAIS, PROFESSORES E ALUNOS, NUMA DIMENSÃO INFORMATIVA E PREVENTIVA. ESTA INVESTIGAÇÃO APONTA PARA A NECESSIDADE DE A ESCOLA DESCOBRIR NOVAS FORMAS DE INSERIR ORIENTAÇÃO SEXUAL COMO TEMA TRANSVERSAL NO CURRÍCULO, ATRAVÉS DE PROJETOS QUE CONTEMPLEM RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS DOS JOVENS. | pt_BR |
dc.format.extent | 900246 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | SEXUALIDADE | pt_BR |
dc.subject | SENTIMENTOS | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - sexualidade | pt_BR |
dc.title | PERCORRENDO OS CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DA SEXUALIDADE ADOLESCENTE: SIGNIFICADOS DO MUNDO VIVIDO | pt_BR |