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A EDUCAÇÃO SEXUAL SOBRE PRISMA DA GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA

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dc.contributor.advisor TROIS, Stella Dos Cherubins Guimarães pt_BR
dc.contributor.author GUIMARÃES, Ranilce Mascarenhas pt_BR
dc.coverage.spatial DF pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:25Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:25Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1793
dc.description CAMPUS II - ASA NORTE pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE A IDENTIFICAR O POSICIONAMENTO QUE A ESCOLA, OS PAIS E OS ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ APRESENTAM COM RELAÇÃO À VIVÊNCIA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E À INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. UTILIZA-SE DA METODOLOGIA ETNOGRÁFICA, TENDO COMO CENÁRIO DA INVESTIGAÇÃO UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL, SITUADA NA CIDADE SATÉLITE DE CEILÂNDIA. ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR FORAM CONSIDERADOS E ANALISADOS OS SEGUINTES ASPECTOS: CARACTERIZAÇÃO DO/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE FRENTE À DESCOBERTA DA GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE E SUA VISÃO DA POSTURA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA FRENTE À SUA GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA; O/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ E SUA PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL; A FAMÍLIA E O CASO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; A FAMÍLIA E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL; A ESCOLA E OS CASOS DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E; A ESCOLA E SUA PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. A PESQUISA CONSTATA QUE A GRAVIDEZ ENTRE ADOLESCENTES ALTERA OS SEUS PROJETOS DE VIDA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE ÀS SUAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS. APONTA A NECESSIDADE DE ESCOLA E DE FAMÍLIA FIRMAREM PARCERIAS NO TRATO DAS QUESTÕES LIGADAS À EDUCAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E JOVENS. DENUNCIA QUE, APESAR DE A ESCOLA RECONHECER A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO UM PROBLEMA SOCIAL, AINDA NÃO SE ENCONTRA TÉCNICA E HUMANAMENTE PREPARADA PARA LIDAR DEVIDAMENTE COM O PROBLEMA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O ENSINO MÉDIO, PODE REPRESENTAR UM DOS MECANISMOS DE PREVENÇÃO MAIS VIÁVEIS DOS CASOS DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E DE OUTROS PROBLEMAS LIGADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE AO EXERCÍCIO DA SEXUALIDADE. CONCLUI QUE, A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR PODERÁ CONTRIBUIR PARA QUE A APRENDIZAGEM SE TORNE MUITO MAIS SIGNIFICATIVA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS AFETIVOS, SAUDÁVEIS, LIVRES, ÉTICOS E CONSCIENTES DE SEUS LIMITES, PREPARADOS PARA EXERCER SUA SEXUALIDADE DE MODO PRAZEROSO, HARMONIOSO, RESPONSÁVEL E COM AMOR. pt_BR
dc.format.extent 4845333 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA pt_BR
dc.subject GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO SEXUAL pt_BR
dc.subject CURRÍCULO ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - parentalidade juvenil pt_BR
dc.title A EDUCAÇÃO SEXUAL SOBRE PRISMA DA GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA pt_BR


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